fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (11/12 – 17/12)

Clipping Internacional (11/12 – 17/12)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: Presidente do Irã insiste na suspensão de sanções para retomada do acordo nuclear; Reino Unido sobe nível de alerta para Covid, e Boris Johnson fala em tsunami de casos; o acordo que pode acabar oficialmente com Guerra da Coreia 70 anos depois; Congresso dos EUA aprova aumento do teto da dívida e evita inédito calote a um dia do prazo; Biden ordena sanções contra facção criminosa brasileira; empatados em pesquisa, candidatos encerram campanhas no Chile com mudanças de imagem; Nobel da Paz incentivou premiê da Etiópia a deflagrar guerra, dizem ex-apoiadores; e mais.

Sábado, 11 de dezembro de 2021.

Reformas econômicas em Cuba dão gás a pequenas e médias empresas/O Globo (11.12)

HAVANA — Os empresários e irmãos cubanos Henry e Yendri García vendem, há muito tempo, sorvete caseiro na pequena cidade de Bauta, na periferia de Havana, mas agora eles estão sonhando alto. Em agosto, Cuba acabou com a proibição de negócios privados em vigor desde 1968, uma medida que fez com que pequenos empresários, como os sorveteiros, lutassem por oportunidades em uma economia antiquada e dominada pelo Estado, que diminuiu em 13% nos últimos dois anos durante a pandemia do coronavírus.

Presidente do Irã insiste na suspensão de sanções para retomada do acordo nuclear/O Globo (11.12)

TEERÃ — O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, disse neste sábado que Teerã está levando a sério as negociações com as potências mundiais em Viena sobre seu programa nuclear, informou a agência oficial de notícias Irna. O país do Oriente Médio, no entanto, é irredutível quanto ao cancelamento das sanções americanas, reimpostas pelo então presidente Donald Trump em 2018 ao retirar os EUA do acordo nuclear.”

Peru pedirá que Chile amplie acusações de extradição contra Fujimori por esterilizações forçadas/Folha (11.12)

​O Peru vai pedir que o Chile amplie o processo de extradição do ex-presidente Alberto Fujimori (1999-2000) para que ele possa ser levado a juízo em um processo penal sobre os milhares de esterilizações forçadas de mulheres, efetuadas entre 1996 e 2000, informou o Poder Judiciário peruano.

União Europeia cria sistema nas sombras para barrar migrantes antes que cheguem à Europa/Folha (11.12)

Uma coleção de armazéns improvisados fica ao longo da rodovia em Ghout al-Shaal, bairro desgastado de oficinas e ferros-velhos no oeste de Trípoli, capital da Líbia. Antes um depósito de cimento e concreto, o local foi reaberto em janeiro deste ano, suas paredes ampliadas e cobertas com arame farpado.

Domingo, 12 de dezembro de 2021.

Vítimas de tornados nos EUA já chegam a 90, e buscas por sobreviventes continuam/O Globo (12.12)

WASHIGTON e NOVA YORK  — As autoridades americanas continuam contando o número de vítimas da série de tornados que atingiu seis estados do Meio-Oeste e do Sul dos EUA entre sexta-feira e sábado. Pelo menos 90 pessoas morreram nos estados de Arkansas, Illinois, Kentucky, Mississippi, Missouri e Tennessee, informou Bill Bunting, do Serviço Nacional do Clima. A situação foi mais grave foi no Kentucky, que já somou, até agora, pelo menos 80 mortos.

Reino Unido sobe nível de alerta para Covid, e Boris Johnson fala em tsunami de casos/O Globo (12.12)

LONDRES — Horas após o governo subir o nível de alerta da pandemia de Covid, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse que o país enfrenta um tsunami de casos da variante Ômicron e que duas doses da vacina não seriam suficientes para combater a nova onda.

Segunda-Feira, 13 de dezembro de 2021.

O acordo que pode acabar oficialmente com Guerra da Coreia 70 anos depois/UOL (13.12)

As Coreias do Norte e do Sul, os Estados Unidos e a China concordam em princípio em declarar o fim formal da Guerra da Coreia, que terminou em armistício, disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

Condenado em Hong Kong, magnata da mídia se diz disposto enfrentar punição por luta pró-democracia/O Globo (13.12)

HONG KONG — Um tribunal de Hong Kong condenou, nesta segunda-feira, o magnata da mídia Jimmy Lai a 13 meses de prisão por seu papel nas vigílias em homenagem às vítimas do massacre na Praça da Paz Celestial, que foram proibidas no ano passado. Lai já estava cumprindo 20 meses de prisão por sua participação em protestos antigovernamentais de 2019, e  a nova sentença não será cumprida concomitantemente, sem prolongar seu tempo atrás das grades. Ele também enfrenta outras acusações sob a Lei de Segurança Nacional de Hong Kong que podem ser punidas até mesmo com prisão perpétua.

Reino Unido confirma primeira morte do planeta em paciente com variante Ômicron/O Globo (13.12)

LONDRES — O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira que “ao menos um” paciente morreu após ser diagnosticado com a Ômicron. É a primeira morte registrada no planeta relacionada à nova cepa, detectada pela primeira vez na África do Sul no fim de novembro, e cujas características ainda são em grande parte desconhecidas.

Terça-Feira, 14 de dezembro de 2021.

Ditadura da Belarus condena um dos principais nomes da oposição a 18 anos de prisão/Folha (14.12)

Um tribunal da Belarus condenou Serguei Tikhanovski, um dos principais opositores do ditador Aleksandr Lukachenko, a 18 anos de prisão por acusações de organização de protestos em massa e incitação ao ódio social.

Congresso dos EUA aprova aumento do teto da dívida e evita inédito calote a um dia do prazo/O Globo (14.12)

WASHINGTON — Um dia antes do prazo indicado pelo Departamento do Tesouro expirar, o Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira uma lei para aumentar o teto da dívida em US$ 2,5 trilhões (R$11, 65 trilhões). A medida segue agora para a mesa do presidente Joe Biden, afastando a ameaça de um inédito calote federal até pelo menos o início de 2023.

Reino Unido aprova medidas contra Covid, mas expõe racha no governo de Boris Johnson/Folha (14.12)

O Parlamento do Reino Unido aprovou, nesta terça-feira (14), um novo pacote de medidas para conter o coronavírus no país, mas os bastidores da votação expuseram fragilidades no governo do primeiro-ministro Boris Johnson.

Putin pede reunião urgente com a Otan e vai falar com Xi sobre crise na Ucrânia/Folha (14.12)

Em mais um dia de intensa atividade diplomática acerca da crise entre Rússia e o Ocidente, o presidente Vladimir Putin pediu uma reunião urgente com os Estados Unidos e seus parceiros na Otan para discutir a situação na fronteira da Ucrânia.

Quarta-Feira, 15 de dezembro de 2021.

Tribunal da África do Sul ordena que ex-presidente Jacob Zuma retorne à prisão/Folha (15.12)

​Um tribunal da África do Sul ordenou nesta quarta-feira (15) o retorno do ex-presidente Jacob Zuma, 79, à prisão, após anular decisão anterior que havia o colocado em liberdade condicional por razões médicas não especificadas.

Metade dos países de América Latina e Caribe convive com uma democracia decadente, aponta estudo/O Globo (15.12)

Bogotá — A saúde democrática da América Latina vive seu momento mais delicado em duas décadas. A região foi uma das mais atingidas pela pandemia, o que agravou um problema de legitimidade institucional que se arrastava nos últimos anos. Metade dos países da América Latina e do Caribe pesquisados (Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Barbados) mostra sinais de erosão em sua democracia, enquanto o Brasil continua a aprofundar seu declínio democrático, segundo o relatório “O estado da democracia nas Américas 2021″, do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea), com sede em Estocolmo.”

Biden ordena sanções contra facção criminosa brasileira/G1 (15.12)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou nesta quarta-feira (15) uma ordem executiva para combater organizações criminosas e redes de tráfico de drogas internacionais. A facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC) está entre os alvos de suas sanções.”

Quinta-Feira, 16 de dezembro de 2021.

Empatados em pesquisa, candidatos encerram campanhas no Chile com mudanças de imagem/O Globo (16.12)

Em eleições que devem ser decididas voto a voto, Gabriel Boric, da chapa de esquerda Aprovo Dignidade, e José Antonio Kast, do ultraconservador Partido Republicano, encerraram nesta quinta-feira à noite as campanhas ao segundo turno das eleições presidenciais chilenas com eventos que deixaram claras as transformações pelas quais passaram as suas campanhas. Em entrevistas, eventos e comícios à noite, os candidatos apelaram às bases, mas também acenaram a eleitores moderados que supostamente temem radicalismos e decidirão o pleito.

Unidade militar secreta dos EUA mirava no Estado Islâmico, mas acertava em civis/O Globo (16.12)

NOVA YORK — Uma unidade ultrassecreta de ataque americana lançou dezenas de milhares de bombas e mísseis contra o Estado Islâmico na Síria. No entanto, no processo de martelar um inimigo cruel, a força sombria matou civis repetidamente, de acordo com antigos e atuais oficiais militares e de inteligência. A unidade, chamada Talon Anvil, trabalhou em três turnos ininterruptos entre 2014 e 2019, identificando alvos para o formidável poder aéreo dos EUA: comboios, carros-bomba, centros de comando e esquadrões de caças inimigos.

Putin acelera testes de míssil hipersônico em meio à crise com a Otan/Folha (16.12)

Em meio à escalada da crise com o Ocidente devido à situação na Ucrânia, o presidente russo, Vladimir Putin, acelerou seu programa de testes de um míssil hipersônico de cruzeiro para uso naval.

Sexta-Feira, 17 de dezembro de 2021.

Nobel da Paz incentivou premiê da Etiópia a deflagrar guerra, dizem ex-apoiadores/Folha (17.12)

Reuniões secretas com um ditador. Deslocamentos clandestinos de tropas. Meses de preparativos feitos na surdina para uma guerra que se pretendia que fosse rápida e sem derramamento de sangue.

Áustria legaliza eutanásia para pessoas com doença terminal ou incurável/Folha (17.12)

O Parlamento da Áustria aprovou nesta quinta-feira (16) que pessoas que sofrem de uma doença grave ou incurável possam fazer eutanásia.

Parlamento polonês adota polêmica lei de mídia que oposição acusa de ameaçar liberdade de imprensa/O Globo (17.12)

VARSÓVIA —  O Parlamento da Polônia aprovou, nesta sexta-feira, uma controversa lei sobre os meios de comunicação que, segundo a oposição, ameaça a liberdade de imprensa, e que representará um problema nas relações do país com os Estados Unidos. A lei —  aprovada em uma votação surpresa por 228 votos a favor e 219 contra —, deve ser sancionada pelo presidente ultraconservador Andrzej Duda.

Boris Johnson sofre sua maior derrota eleitoral desde que chegou ao governo/O Globo (17.12)

LONDRES — O encanto eleitoral do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, se esgotou. Os eleitores de North Shropshire, que foram às urnas na quinta-feira para renovar o assento do distrito eleitoral no Parlamento, deram um golpe na credibilidade do premier do qual ele terá dificuldades para se recuperar. A semana em que quase 100 deputados conservadores se rebelaram contra o governo e votaram contra suas medidas para conter a variante Ômicron termina com o pior pesadelo possível para Boris: que os eleitores, cansados de suas graças e piadas e fartos dos escândalos recentes, viraram as costas para ele.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress