Clipping Internacional (04/12 – 10/12)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: após primárias, conservadores terão primeira candidata à presidência da França; desigualdade marca combate à Covid na América Latina e complica avanço eficaz da vacinação; líder deposta de Mianmar é condenada a 4 anos de prisão, mas pena é reduzida pela metade após críticas internacionais; Câmara e Senado do Chile aprovam casamento entre pessoas do mesmo sexo; Olaf Scholz assume como premiê e encerra era Merkel na Alemanha; Número de jornalistas presos bate recorde global em 2021, aponta relatório; e mais.

Sábado, 04 de dezembro de 2021.

Após primárias, conservadores terão primeira candidata à presidência da França/Estadão (04.12)

PARIS – O partido conservador francês Os Republicanos elegeu neste sábado, 4, em primárias, Valerie Pécresse como candidata a enfrentar o presidente Emmanuel Macron nas eleições do ano que vem. Será a primeira mulher da legenda a disputar o cargo. Para o partido, a candidata – uma representante da ala social-liberal – pode ter uma influência maior na campanha, ainda que com poucas chances de chegar ao segundo turno.

Domingo, 05 de dezembro de 2021.

Desigualdade marca combate à Covid na América Latina e complica avanço eficaz da vacinação/O Globo (05.12)

SÃO PAULO — Embora a América Latina tenha mais da metade de sua população imunizada contra a Covid, a distribuição de vacinados é desigual entre os países e reforça os riscos do desequilíbrio no acesso às doses. Em 12 países da região, 50% ou mais dos habitantes já completaram o esquema vacinal, de acordo com dados da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford. Mas outros oito países, pelo menos, estão abaixo ou bem abaixo disso.

Segunda-Feira, 06 de dezembro de 2021.

Líder deposta de Mianmar é condenada a 4 anos de prisão, mas pena é reduzida pela metade após críticas internacionais/O Globo (06.12)

BERLIM — O novo governo da Alemanha, que tomará posse nesta quarta-feira, terá pela primeira vez o mesmo número de homens e mulheres no comando dos ministérios do país, com mulheres ocupando pastas importantes, como a das Relações Exteriores, do Interior e da Defesa, segundo anunciou o futuro chanceler, Olaf Scholz.

Argentina estende identificação genética às mães de crianças roubadas fora da ditadura/O Globo (06.12)

BUENOS AIRES — A prática de “conseguir uma criança” sempre existiu, com a cumplicidade de parteiras e registros civis e o silêncio da sociedade. Os repressores da ditadura argentina, que durou de 1976 a 1983, estabeleceram seu sistema de roubo de bebês de militantes políticos torturados e assassinados em centros de detenção clandestinos. No entanto, o tráfico, as apropriações e as adoções continuaram em paralelo, fora dos quartéis.

EUA confirmam boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim; atletas americanos competirão/G1 (06.12)

Os EUA não enviarão uma delegação oficial diplomática — portanto, não vão mandar representantes políticos ou personalidades de peso — aos Jogos Olímpicos de Inverno na China no início do próximo ano, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira (6), citando o histórico de direitos humanos da China.

Mulheres comandarão metade dos ministérios pela primeira vez na Alemanha/O Globo (06.12)

Terça-Feira, 07 de dezembro de 2021.

Boric e Kast moderam programas para afastar rótulo de radicalismo no Chile/O Globo (07.12)

A menos de duas semanas do segundo turno das eleições presidenciais do Chile, marcadas para 19 de dezembro, os candidatos Gabriel Boric, de esquerda, e José Antonio Kast, de extrema direita, rumam ambos para o centro, atenuando pontos de seus programas e buscando costurar acordos com outras forças, atrás de eleitores moderados.

Câmara e Senado do Chile aprovam casamento entre pessoas do mesmo sexo/CNN (07.12)

Nesta terça-feira (7), os deputados e senadores do Chile aprovaram o projeto de lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Agora, o projeto vai para o Poder Executivo para os trâmites finais antes de ser sancionado como lei.

Biden fala em sanções e Putin pede recuo da Otan em reunião virtual para discutir a situação da Ucrânia/G1 (07.12)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, expressou preocupação e falou sobre possíveis sanções à Rússia em uma reunião virtual com Vladimir Putin nesta terça-feira (7) para tratar da escalada das tensões sobre a Ucrânia, informou a Casa Branca em um comunicado.

Congresso do Peru recusa abertura de processo de destituição de Castillo/O Globo (07.12)

LIMA — O Congresso do Peru recusou nesta terça-feira a abertura de um processo de destituição do presidente Pedro Castillo. O pedido de vacância por “incapacidade moral” obteve 46 votos a favor, seis votos a menos do que o necessário para a abertura do processo. Setenta e seis deputados votaram contra e quatro se abstiveram.

Quarta-Feira, 08 de dezembro de 2021.

Olaf Scholz assume como premiê e encerra era Merkel na Alemanha/Valor Econômico (08.12)

O Parlamento da Alemanha elegeu Olaf Scholz como novo primeiro-ministro nesta quarta-feira, encerrando uma era de 16 anos de Angela Merkel no poder. O líder de centro-esquerda herdará desafios de longa data de sua antecessora e enfrentará um conjunto de crises de curto prazo que podem complicar seus planos de modernizar o país e a economia.

Tóquio vai reconhecer união entre pessoas do mesmo sexo/O Globo (08.12)

TÓQUIO — A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, anunciou nesta quarta-feira que a cidade vai reconhecer as uniões de pessoas do mesmo sexo, um avanço importante no Japão, onde ativistas continuam pedindo a legalização do casamento homoafetivo a nível nacional.

Reino Unido, Canadá e Austrália se unem a boicote diplomático dos EUA às Olimpíadas de Inverno em Pequim/O Globo (08.12)

LONDRES,  OTTAWA e CAMBERRA — Reino Unido, Canadá e Austrália se uniram ao boicote diplomático dos Estados Unidos aos Jogos Olímpicos de inverno em Pequim, em um novo revés para o governo chinês. A medida, que tem mais caráter simbólico do que prático, já que os atletas participarão do evento, é um protesto contra o tratamento chinês dispensado à minoria muçulmana uigur em Xinjiang.

Quinta-Feira, 09 de dezembro de 2021.

Cúpula sobre democracia de Biden começa nesta quinta; veja quem participa e polêmicas envolvendo o evento/G1 (09.12)

O governo de Joe Biden promove, nestas quinta (9) e sexta-feira (10) uma Cúpula pela Democracia Virtual, para a qual convidou representantes de mais de 100 representantes de governos, assim como ativistas, jornalistas, líderes do setor privado e outros membros de destaque da sociedade civil.

Investigação mostra que pai do candidato chileno Kast era membro do Partido Nazista na Alemanha/O Globo (09.12)

SANTIAGO — Uma carteira de identidade obtida do Arquivo Federal da Alemanha revela que Michael Kast, pai do candidato à Presidência do Chile José Antonio Kast, entrou para o Partido Nazista meses antes de seu 18º aniversário. O documento é datado de 1º de setembro de 1942, no auge da guerra de Adolf Hitler com a União Soviética. O documento desmente as declarações feitas pelo líder da extrema direita e vencedor do primeiro turno eleitoral em 21 de novembro. José Antonio Kast enfrentará o esquerdista Gabriel Boric, que está liderando as pesquisas, no segundo turno, marcado para 19 de dezembro.

Número de jornalistas presos bate recorde global em 2021, aponta relatório/O Globo (09.12)

NOVA YORK – O número de jornalistas presos em todo o mundo atingiu um recorde global em 2021, de acordo com um novo relatório divulgado nesta quinta-feira pelo Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ). A entidade filantrópica aponta que 293 repórteres foram detidos até este mês. No ano passado, a cifra de profissionais da imprensa encarcerados era de 280.

Fechamento das escolas durante pandemia pode trazer perda de US$ 17 trilhões para geração de crianças e jovens, aponta estudo/G1 (09.12)

O fechamento prolongado das escolas durante a pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021, pode fazer com que crianças e jovens do mundo inteiro deixem de ganhar US$ 17 trilhões (o equivalente a cerca de R$ 94 trilhões) ao longo da vida.

Sexta-Feira, 10 de dezembro de 2021.

Suprema Corte dos EUA permite desafios legais à lei antiaborto do Texas, mas se recusa novamente a bloqueá-la/O Globo (10.12)

WASHINGTON — A Suprema Corte dos Estados Unidos pemitiu nesta sexta-feira que a lei implementada pelo Texas para proibir o aborto após a sexta semana de gestação seja contestada em tribunais federais. O tribunal de supermaioria conservadora, no entanto, se recusou novamente a bloquear a implementação da medida, elaborada especificamente para que seja mais difícil de ser derrubada na Justiça.

Em revés parcial para Orbán, Justiça da Hungria evita declarar que lei da UE tem primazia sobre regras nacionais/O Globo (10.12)

BUDAPESTE — Em um revés parcial para o primeiro-ministro Viktor Orbán, a instância máxima da Justiça húngara evitou nesta sexta-feira se pronunciar sobre a primazia das leis da União Europeia (UE) sobre a Constituição local, esquivando-se de uma crise similar à polonesa. Segundo o tribunal, as leis nacionais só podem se sobrepor à legislação europeia quando há brechas nas regras comunitárias.