fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (06/11 – 12/11)

Clipping Internacional (06/11 – 12/11)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: na COP26, financiamento continua sendo ponto crítico de discussões; em eleição de fachada, Nicarágua anuncia vitória de Daniel Ortega com 75% dos votos; Deputados chilenos aprovam processo de impeachment de Piñera; EUA e China se unem sobre clima e geram esperança de acordo na COP26; governo de El Salvador põe militares nas ruas para tentar conter onda de homicídios; e mais.

Domingo, 7 de novembro de 2021.

Na COP26, financiamento continua sendo ponto crítico de discussões/CNN (07.11)

A semana que se inicia na COP26, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, em Glasgow, na Escócia, onde acontecem as negociações de alto nível, será decisiva com os ministros tomando a dianteira para fechar acordos.

Justiça da Itália condena 70 membros da máfia à prisão/G1 (07.11)

A Justiça italiana condenou neste sábado (06/11) 70 membros da ‘Ndrangheta, um dos grupos mafiosos mais poderosos da Itália. Esse é considerado o maior julgamento contra a máfia desde o fim dos anos 1980.

Segunda-Feira, 8 de novembro de 2021.

Áustria inicia hoje ‘lockdown para não vacinados’ contra covid-19; confira as restrições/UOL (08.11)

A Áustria iniciou nesta segunda-feira (8) o regime mais rigoroso de regras sanitárias contra a covid-19, que vem sendo chamado de “lockdown para não vacinados”.

Bolívia tem confrontos em atos pró e contra presidente, que completa 1 ano no poder/Folha (08.11)

Em meio às comemorações de um ano da posse de Luis Arce como presidente da Bolívia, após um tumultuado processo que mergulhou o país no caos desde a destituição de Evo Morales em 2019, opositores do governo também fizeram atos e paralisaram estradas pelo país nesta segunda-feira (8).

Em eleição de fachada, Nicarágua anuncia vitória de Daniel Ortega com 75% dos votos/O Globo (08.11)

MANÁGUA —  Como previsto, Daniel Ortega reelegeu-se sem dificuldades presidente da Nicarágua neste domingo, para o seu o quarto mandato consecutivo, anunciou o Conselho Supremo Eleitoral (CSE), controlado por aliados do governo. As eleições aconteceram após  o ex-guerrilheiro prender e anular a candidatura de todos os seus potenciais rivais, e levou a Casa Branca a sinalizar que usará novas sanções para pressionar por um “retorno à democracia” e eleições livres.

Terça-Feira, 9 de novembro de 2021.

Deputados chilenos aprovam processo de impeachment de Piñera/DW (09.11)

A Câmara dos Deputados do Chile aprovou na madrugada desta terça-feira (09/11) a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Sebastián Piñera por acusações de corrupção reveladas pela série de reportagens Pandora Papers.

EUA financiarão projetos de infraestrutura na América do Sul e na África para se contrapor à nova rota da seda chinesa/O Globo (09.11)

WASHINGTON – O governo de Joe Biden pretende lançar até janeiro um programa global de financiamento de infraestrutura que funcionará como contraponto à Iniciativa Cinturão e Rota da China, conhecida como a nova rota da seda. Segundo um alto funcionário dos EUA, serão apresentados entre cinco e dez projetos.

Belarus e Polônia deslocam tropas para fronteira em meio a crise de refugiados/Folha (09.11)

A crise dos refugiados entre Belarus e Polônia escalou nesta terça (9), gerando uma troca de acusações que ameaça colocar frente a frente o principal aliado da Rússia de Vladimir Putin e um dos mais agressivos membros da Otan (aliança militar ocidental).

Justiça autoriza Congresso a ter acesso a documentos de Trump sobre ataque ao Capitólio/O Globo (09.11)

WASHINGTON — Uma juíza federal dos EUA abriu caminho para que uma comissão da Câmara dos EUA que investiga a invasão do Capitólio, no dia 6 de janeiro, tenha acesso a informações da Casa Branca dos últimos dias do governo de Donald Trump, incluindo registros de visitantes e gravações telefônicas.

Quarta-Feira, 10 de novembro de 2021.

Talibã prende 600 membros do Estado Islâmico no Afeganistão e descarta ‘grande ameaça’/UOL (10.11)

Autor de vários ataques sangrentos no Afeganistão, o grupo jihadista EI (Estado Islâmico) está “mais ou menos sob controle” e “não é uma grande ameaça” – disse o governo talibã hoje, acrescentando que, desde agosto, prendeu 600 de seus membros, ou supostos simpatizantes.

COP-26: Rascunho de documento final cobra que países melhorem metas climáticas até o fim de 2022/Estadão (10.11)

GLASGOW – A agência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) publicou nesta quarta-feira, 10, o rascunho do documento que deve ser assinado pelos países ao fim da Cúpula do Clima em Glasgow, a COP-26. Negociadores de quase 200 nações trabalham para chegar a um texto final até o fim da semana. No texto, os governos são cobrados a apresentar, até o fim do ano que vem, metas mais ambiciosas de corte de emissões de gases ao longo desta década. Outro destaque na declaração é um apelo para que os países eliminem o uso de combustíveis fósseis.

EUA e China se unem sobre clima e geram esperança de acordo na COP26/UOL (10.11)

Num raro gesto de aproximação entre as duas superpotências, EUA e China anunciam uma declaração conjunta, estabelecendo um compromisso para tomar medidas para lidar com mudanças climáticas e reduzir de forma coordenada as emissões de CO2.

Homem que participou da invasão do Capitólio é condenado a 3 anos e 5 meses de prisão, maior sentença até hoje/O Globo (10.11)

WASHINGTON — A Justiça americana condenou um ex-lutador de MMA a três anos e cinco meses de prisão por sua participação na invasão ao Capitólio, no dia 6 de janeiro, em um dos cerca de 700 processos abertos contra pessoas que participaram do ataque. Ele foi o primeiro invasor a ser condenado por acusações relacionadas a atos de violência.

Quinta-Feira, 11 de novembro de 2021.

PC chinês aprova resolução que equipara Xi a Mao e Deng, abrindo caminho para estender seu mandato/O Globo (11.11)

PEQUIM — O Comitê Central do Partido Comunista da China aprovou nesta quinta-feira uma resolução que põe o presidente Xi Jinping no panteão dos líderes chineses que marcaram época, equiparando-o a Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping. Reavaliando oficialmente os 100 anos do partido, a medida consolida o poder de Xi e abre caminho para que seu mandato seja estendido até ao menos 2028 no congresso do PCC que ocorrerá no ano que vem.

Governo de El Salvador põe militares nas ruas para tentar conter onda de homicídios/O Globo (11.11)

SAN SALVADOR — O governo de El Salvador pôs militares nas ruas, de maneira extraordinária, em uma medida apontada como resposta à recente onda de assassinatos no país.

Líder social-democrata, Magdalena Andersson é encarregada de formar governo na Suécia/O Globo (11.11)

ESTOCOLMO — A nova líder social-democrata sueca, Magdalena Andersson, foi encarregada, nesta quinta-feira, de buscar apoio parlamentar para se tornar a primeira mulher a liderar o governo sueco, após a renúncia do primeiro-ministro Stefan Löfven. Como era esperado, o presidente do Parlamento, Andreas Norlén, a nomeou após consultar os líderes partidários, de forma que ocorresse a transferência de poder entre dois sociais-democratas.

General do Sudão nomeia novo governo chefiado por ele, e protestos voltam às ruas/Folha (11.11)

Em meio à crescente pressão internacional contra o golpe de Estado no Sudão, o chefe do Exército e um dos líderes do movimento, general Abdel Fattah al-Burhan, nomeou nesta quinta (11) um novo conselho de transição para comandar o país. Uma coisa, porém, não muda: é o militar que continuará liderando a nação.

Sexta-Feira, 12 de novembro de 2021.

Kremlin se distancia da ameaça de Lukashenko de cortar fornecimento de gás russo para União Europeia/O Globo (12.11)

MOSCOU – O Kremlin distanciou-se nesta sexta-feira da ameaça feita pelo ditador da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, seu aliado, de cortar o fornecimento de gás para a União Europeia (UE).

Ditadura de Mianmar condena jornalista dos EUA a 11 anos de prisão/Folha (12.11)

Em mais uma ação que simboliza o autoritarismo da ditadura militar em Mianmar, um tribunal controlado pela junta condenou nesta sexta-feira (12) o jornalista americano Danny Fenster a 11 anos de prisão.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress