fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (18/09 – 24/09)

Clipping Internacional (18/09 – 24/09)

Reunimos, neste clipping, as principais notícias internacionais da semana: Reino Unido atualiza regras de entrada e mantém quarentena para brasileiros; social-democrata se consolida como favorito para suceder Merkel na Alemanha em último debate presidencial; Fernández agrada Cristina em reforma de gabinete e descontenta feministas; em votação marcada por denúncias de fraude, partido de Putin mantém supermaioria; EUA investigam policiais que avançaram com cavalos sobre imigrantes na fronteira; os discursos na Assembleia-Geral da ONU de Joe Biden e Xi Jinping; sob pressão da UE, região polonesa desiste de se declarar ‘zona livre de ideologia LGBT’; Xi Jinping pesa como agir no caso Evergrande de olho em terceiro mandato; e mais.

Sábado, 18 de setembro de 2021.

Mercosul: um projeto conjunto que permanece valioso/Estadão (18.09)

A localização geográfica é faceta importante da política externa. O mundo é composto de regiões, e o sistema internacional global as impacta de distintas maneiras. O entorno geográfico é sempre relevante. É a primeira circunstância da ação diplomática.

Reino Unido atualiza regras de entrada e mantém quarentena para brasileiros/UOL (18.09)

“O Reino Unido atualizou ontem as regras para a entrada de turistas na Inglaterra. O Brasil continua na lista vermelha, que prevê quarentena obrigatória e a apresentação de pelo menos três testes negativos para a covid-19.”

Domingo, 19 de setembro de 2021.

Social-democrata se consolida como favorito para suceder Merkel na Alemanha em último debate presidencial/O Globo (19.08)

BERLIM — O candidato social-democrata Olaf Scholz se consolidou como favorito para suceder a chanceler alemã, Angela Merkel, ao vencer o último grande debate entre os três principais candidatos neste domingo, a uma semana das eleições legislativas de 26 de setembro.

Com campanha contra desigualdade, China cria laboratório para aprofundar ‘socialismo de mercado’/O Globo (19.08)

PROVÍNCIA DE GANSU, CHINA — O agricultor Li Dai Lin nunca ouviu falar da sociedade em “formato de azeitona”, a imagem usada pelo governo chinês para descrever a meta de uma distribuição de renda mais equilibrada no país, ampla no meio e estreita nas extremidades. Mas de azeitona ele entende.

De forma cruel, Biden deportará 14 mil haitianos/Opinião O Globo (19.09)

É deplorável a decisão de Joe Biden de deportar 14 mil haitianos do Texas para o Haiti. Não há como o país mais pobre do hemisfério ocidental, palco de terremotos e furacões, receber essas milhares de pessoas que buscam uma vida melhor nos EUA. As expulsões já começaram e prosseguirão ao longo das próximas três semanas. Entidades de defesa dos direitos humanos e o governo em Porto Príncipe, que passa por gigantesca crise política, pediram uma moratória humanitária. Mas o presidente americano segue firme na sua decisão. Entre os deportados há inclusive crianças.

Segunda-Feira, 20 de setembro de 2021.

Fernández agrada Cristina em reforma de gabinete e descontenta feministas/Estadão (20.09)

BUENOS AIRES – Entre as novidades do novo gabinete de ministros anunciado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, para contornar a crise com a vice, Cristina Kirchner, está o governador de Tucumán, Juan Manzur, como chefe de Gabinete. A medida foi criticada pelo movimento feminista do país, já que o peronista é apontado como um conservador que se opôs à legalização do aborto, uma das bandeiras de campanha de Fernández.

Johnson recomenda AstraZeneca e Bolsonaro diz que não se vacinou durante encontro/CNN (20.09)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta segunda-feira (20) que está “trabalhando junto” com o Brasil nas vacinas contra a Covid-19 durante o encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Enquanto o premiê britânico elogiou a vacina da AstraZeneca, Bolsonaro disse que ainda não se vacinou.

Reino Unido e EUA tentam apaziguar situação com a França após aliança com a Austrália/UOL (20.09)

Paris, 20 Set 2021 (AFP) – Reino Unido e Estados Unidos tentaram neste fim de semana apaziguar sua aliada, França, enfurecida com o anúncio de uma aliança estratégica entre esses dois países e a Austrália, que inclui a transferência de submarinos com propulsão nuclear para Canberra.

Em votação marcada por denúncias de fraude, partido de Putin mantém supermaioria/O Globo (20.09)

MOSCOU — O principal partido da base de apoio de Vladimir Putin, o Rússia Unida, confirmou as expectativas e manteve a supermaioria na Duma, a Câmara baixa do Parlamento, depois das eleições legislativas concluídas no domingo. Apesar de ter perdido espaço em relação à última votação e visto um crescimento do Partido Comunista, a sigla continua com poderes para alterar a Constituição, mas a oposição alega que o resultado foi fraudado para favorecer os governistas.

Terça-Feira, 21 de setembro de 2021.

EUA investigam policiais que avançaram com cavalos sobre imigrantes na fronteira/G1 (21.09)

O governo dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira (20) a abertura de uma investigação após imagens de guardas montados em cavalos e perseguindo imigrantes haitianos no Texas, na fronteira com o México, causarem espanto.

Sem mencionar China, Biden diz na ONU que não quer uma ‘nova guerra fria’/O Globo (21.09)

O presidente americano, Joe Biden, usou seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU para declarar que não quer “uma nova guerra fria”, referência indireta à China, país que se encontra no centro da política externa em seu governo, e declarou aberta uma nova “era de diplomacia”, menos de um mês depois do fim da guerra no Afeganistão.

Na ONU, China manda indireta aos EUA e critica intervenção externa/UOL (21.09)

Em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (21), o presidente chinês, Xi Jinping, reiterou a defesa do multilateralismo, disse que as disputas entre os países “precisam ser tratadas por meio do diálogo e da cooperação” e, em uma referência indireta aos Estados Unidos, criticou o intervencionismo externo.

Terça-Feira, 22 de setembro de 2021.

Taleban pede para discursar em Assembleia-Geral da ONU e nomeia representante/Estadão (22.09)

Em busca de legitimidade internacional, o Taleban nomeou seu porta-voz baseado em Doha, Suhail Shaheen, como embaixador do Afeganistão na ONU e pediu espaço para um discurso de seu chanceler, Amir Khan Muttaqi, durante a Assembleia-Geral, que vai até segunda-feira, 27.

Macron decide mandar de volta embaixador francês para os EUA após conversa com Biden/Estadão (22.09)

PARIS – O presidente francês, Emmanuel Macron, ordenou a volta do embaixador da França nos Estados Unidos para Washington na semana que vem após uma reunião com o líder americano, Joe Biden, sobre a crise diplomática após o acordo de submarinos australianos. Os dois presidentes conversaram por telefone nesta quarta-feira, 22, e decidiram restaurar a confiança entre os dois países, segundo um comunicado foi emitido em conjunto entre o Palácio do Elíseo e a Casa Branca.

Sob pressão da UE, região polonesa desiste de se declarar ‘zona livre de ideologia LGBT’/Estadão (22.09)

KIELCE, Polônia – Sob pressão de Bruxelas, a região polonesa de Kielce, no sul do país, abandonou a ideia de se declarar uma “área livre de ideologia LGTB”, durante uma assembleia regional transmitida ao vivo pela internet nesta quarta-feira, 22.

Biden anuncia doação de 500 milhões de doses da vacina Pfizer contra a Covid-19/Estadão (22.09)

WASHINGTON — O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira que o governo americano irá comprar mais 500 milhões de doses da vacina Pfizer contra a Covid-19 para fazer doações a países de baixa renda e em desenvolvimento. Os imunizantes serão distribuídos pelo consórcio global dirigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Covax.

Quinta-Feira, 23 de setembro de 2021.

Política externa de Biden agrava atritos e amplia afastamento entre EUA e UE/Estadão (23.09)

WASHINGTON – Os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, conversaram nesta quarta-feira, 22, por telefone e tomaram duas decisões: a volta do embaixador francês a Washington, na semana que vem, e uma reunião em outubro para aparar as arestas entre os dois países. Decisões recentes de Biden, no entanto, vêm agravando a relação entre americanos e europeus.

EUA anunciam redução de 85% da produção e do uso de HFCs, mais poluentes que o dióxido de carbono/O Globo (23.09)

WASHINGTON — A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) anunciou nesta quinta-feira uma regra para reduzir o uso de hidrofluorocarbonetos (HFCs), gases artificiais usados para a refrigeração até mil vezes mais poluentes que o dióxido de carbono. A iniciativa mais recente para fazer frente à emergência climática almeja cortar o uso e a produção da substância em 85% nos próximos 15 anos, além de criar uma força-tarefa para impedir sua importação e fabricação ilegal.

Com nações pobres sem vacinas, aumenta pressão sobre farmacêuticas americanas para que compartilhem tecnologia de imunizantes/O Globo (23.09)

A pressão está aumentando sobre as empresas farmacêuticas dos EUA para que compartilhem informações sobre suas vacinas com nações que precisam desesperadamente de imunizantes — em especial a Moderna, a empresa de biotecnologia que desenvolveu sua fórmula contra a Covid-19 com bilhões de dólares de dinheiro público.

Enviado dos EUA para o Haiti pede demissão em repúdio à deportação ‘desumana e contraprodutiva’ de haitianos/O Globo (23.09)

PORTO PRÍNCIPE — O enviado especial dos Estados Unidos para o Haiti, Daniel Foote, pediu demissão nesta quinta-feira, enviando ao Departamento de Estado uma carta contundente na qual afirma que não irá compactuar com a decisão da Casa Branca de deportar centenas de imigrantes haitianos dos caóticos campos improvisados em Del Río, no Texas. A política da Casa Branca, disse ele, é “desumana” e “contraprodutiva”, diante da crise política, econômica e humanitária no país caribenho.

Sexta-Feira, 24 de setembro de 2021.

Xi Jinping pesa como agir no caso Evergrande de olho em terceiro mandato/Folha (24.09)

A apenas um ano de distância de um inusitado terceiro mandato no poder, Xi Jinping está fazendo uma das maiores apostas econômicas de sua Presidência, deixando a Evergrande chegar à beira da falência.

<a href="http://<!– wp:paragraph –> <p>A dois dias da eleição alemã, manifestação liderada por Greta em Berlim pressiona por ação contra mudança do climahttps://oglobo.globo.com/mundo/a-dois-dias-da-eleicao-alema-manifestacao-liderada-por-greta-em-berlim-pressiona-por-acao-contra-mudanca-do-clima-25211452</p> A dois dias da eleição alemã, manifestação liderada por Greta em Berlim pressiona por ação contra mudança do clima/O Globo (24.09)

BERLIM — Faltando dois dias para as eleições legislativas na Alemanha, milhares de pessoas — a maioria jovens, mas também famílias com crianças — ocuparam Berlim e outras cidades do país nesta sexta-feira para pressionar por mais ações no combate às mudanças climáticas. Ao meio-dia, no horário local, os manifestantes se reuniram em frente à sede do Parlamento com cartazes como “a Terra está com febre” e “Trata-se do nosso futuro”, apelando também para que os cidadãos compareçam às urnas no domingo.

Biden institui política imigratória intransigente após prometer abordagem humana/Estadão (24.09)

As imagens poderiam ter saído diretamente do manual imigratório do ex-presidente Donald Trump: agentes da Patrulha das Fronteiras, a cavalo, perseguem famílias haitianas desesperadas na fronteira sudoeste dos Estados Unidos, para deportá-las rapidamente do país.

Às vésperas da eleição, Merkel se lança na campanha/Estadão (24.09)

BERLIM – Às vésperas da votação de domingo na Alemanha, a chanceler Angela Merkel se lançou na campanha – mais uma prova de que seu partido conservador se encontra ameaçado. Ela não é mais candidata e esperava ficar longe da eleição. Mas, em vez disso, vem pedindo votos para Armin Laschet, candidato da União Democrata-Cristã (CDU).

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress