Acervo Temático: CPI da Pandemia XX

Nesta semana, a CPI da Pandemia ouviu o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário; o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Junior; e o diretor da Precisa Medicamentos, Danilo Trento. Rosário causou tumulto ao chama a Senadora Simone Tebet de “descontrolada”. Batista Junior admitiu que o protocolo da Prevent Senior era de mudar o código de diagnóstico da Covid-19 após 14 ou 21 dias de internação, o que pode gerar subnotificação de mortes. E, por fim, Trento afirmou que viajou para Las Vegas, onde supostamente se encontrou com parlamentares que não foram identificados.

Confira as principais notícias da CPI desta semana:

Exclusivo: “gabinete paralelo” levava dados da Prevent Senior para o governo federal/Metrópoles (18.09)

O protocolo usado pela operadora de saúde Prevent Senior para https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistrar medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19 em pacientes teve acompanhamento do governo federal. É o que mostra vídeo obtido pelo Metrópoles. A gravação também revela que o “kit Covid” distribuído pela empresa foi desenvolvido com a ajuda de pelo menos um membro do “gabinete paralelo”, que aconselhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na condução da pandemia. Na última quinta-feira (17/9), foi revelado um dossiê enviado à CPI da Covid-19 que acusa a rede de hospitais de ocultar o número de mortes em um estudo com hidroxicloroquina.

Renan Calheiros adia entrega do relatório da CPI da Covid para outubro/O Globo (20.09)

BRASÍLIA – O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), adiou a entrega do relatório, que estava prevista para a próxima sexta-feira. A estimativa de sua equipe é que o parecer fique pronto na primeira semana de outubro, ainda sem data definida. A entrega será feita após uma cerimônia de encerramento da comissão. Leia: Na reta final da CPI, 75 pessoas foram convocadas mas não prestaram depoimento

Polícia solicita dados telefônicos de 13 diretores da Prevent Senior/Estadão (21.09)

A Polícia Civil de São Paulo solicitou à Justiça acesso aos dados cadastrais de 13 linhas telefônicas de celulares de médicos da cúpula da operadora de planos de saúde Prevent Senior. A empresa está na mira da CPI da Covid por suspeitas de obrigar a prescrição de hidroxicloroquina a pacientes e por ocultar dados de mortes em um suposto estudo conduzido para verificar a eficácia do medicamento.

Ministro chama senadora de ‘descontrolada’, gera tumulto e se torna investigado pela CPI/G1 (21.09)

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, chamou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) de “descontrolada” durante reunião da CPI da Covid nesta terça-feira (21). A fala de Rosário gerou tumulto entre os senadores, e o ministro deixou a sessão.

Ministro faz ataque machista na CPI e passa a ser investigado por omissões da CGU na pandemia/Folha (21.09)

Os senadores da CPI da Covid questionaram durante depoimento nesta terça-feira (21) o ministro Wagner Rosário, da CGU (Controladoria-Geral da União), por não ter interrompido contratos com fortes indícios de irregularidades e apontaram omissão do órgão durante a pandemia.

Diretor confirma que Prevent mudava código de diagnóstico da Covid; senadores falam em crime/G1 (22.09)

O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Junior, confirmou que a operadora orientou médicos a modificarem, após algumas semanas de internação, o código de diagnóstico (CID) dos pacientes que deram entrada com Covid-19.

Fraude em mortes por covid e pacientes como cobaias? O que se sabe de acusações contra Prevent Senior/BBC (23.09)

Já em seus instantes finais, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid abriu um novo flanco de investigação sobre possíveis crimes cometidos no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Trento admite ida a Las Vegas com senador. CPI diz que é Flávio Bolsonaro/Metrópoles (23.09)

O diretor da Precisa Medicamentos, Danilo Trento, confirmou, nesta quinta-feira (23/9), à CPI da Covid-19 ter viajado a Las Vegas, nos Estados Unidos. Segundo senadores da comissão, a viagem contou com a presença de parlamentares, cujos nomes o depoente se recusou a revelar.

Ministério Público cria força-tarefa para investigar Prevent Senior/Folha (23.09)

Nesta quinta-feira (23), a Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo designou quatro promotores para compor uma força-tarefa para o caso Prevent Sênior.