Clipping Internacional (04/09 – 10/09)
B2ap3 Medium Mxico Essa

Clipping Internacional (04/09 – 10/09)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: EUA alertam para o risco de guerra civil no Afeganistão; a repressão em Belarus, que condenou um dos líderes da oposição a 11 anos de prisão; a reabertura de cassinos na Venezuela; a queda de contágio de Covid-19 na América do Sul; o clamor feito por Xi Jinping a magnatas chineses para que eles compartilhem suas fortunas; a retomada do julgamento de acusados pelo 11 de setembro; a descriminalização do aborto no México; o avanço do acordo de livre comércio entre Uruguai e China e as consequências para o Mercosul; a fala de Bolsonaro no encontro dos BRICS; a conversa entre Xi Jinping e Joe Biden para evitar um conflito EUA e China; e mais.

Confira as principais notícias da semana:

Domingo, 5 de setembro de 2021.

EUA alertam para risco de guerra civil no Afeganistão/Carta Capital (05.09)

Os talebans disseram neste domingo 5 que ganharam terreno no Vale do Panshir, último grande bastião da resistência armada ao novo governo do Afeganistão, onde, de acordo com Washington, uma guerra civil pode explodir.

Militares da Guiné prendem presidente e dissolvem Constituição em golpe de estado/Estadão (05.09)

CONACRI –  Tropas de elite do Exército da Guiné disseram ter detido o presidente Alpha Condé neste domingo, 5, em um golpe de estado. Pela manhã, houve troca de tiros entre militares leais ao governo e à oposição em Conacri, a capital do país. As fronteiras foram fechadas e o governo, dissolvido. A população foi orientada e ficar em casa, disse o coronel Mamady Doumbouya, um dos líderes do golpe.

Segunda-Feira, 6 de setembro de 2021.

Belarus condena uma das principais figuras da oposição a 11 anos de prisão/Estadão (06.09)

MINSK  – Um tribunal de Belarus condenou  nesta segunda-feira, 6, uma das principais figuras da oposição do país, Maria Kolesnikova, que liderou os grandes protestos contra o presidente Alexander Lukashenko em 2020, a 11 anos de prisão por considerá-la culpada de atentar contra a segurança nacional.

Um dos vice-presidentes da Constituinte engana o Chile com um falso câncer/El País (06.09)

Era mais um manifestante dos protestos na Praça Itália de Santiago, o epicentro das revoltas sociais que começaram em outubro de 2019. Rodrigo Rojas Vade pouco a pouco se transformou em um dos líderes das manifestações, com um discurso baseado em sua própria história: a luta contra uma leucemia que o arruinou e que expunha as desigualdades do sistema de saúde do país. Como um dos rostos conhecidos da mobilização chilena se candidatou à convenção constitucional, que tem a missão de redigir uma nova Constituição para o Chile, em um momento de crise política, institucional, econômica e social.

Terceira dose aprofunda desigualdade vacinal contra a Covid-19/O Globo (06.09)

BRASÍLIA — Se, por um lado, pelo menos 11 países já iniciaram a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, outros 29 países têm menos de 2% da população completamente imunizada, mostra o Our World In Data. O cenário de desigualdade provocou reação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que defende que a prioridade deve ser dada a nações que registram índices de 1% a 2% de imunizados em suas populações. A entidade classificou a estratégia como “erro”.

Nicolás Maduro reabre cassinos em busca de oxigênio para a economia venezuelana/El País (06.09)

Há 10 anos, Hugo Chávez ordenou o fechamento de todos os cassinos e casas de bingo na Venezuela. A medida deixou mais de 100.000 desempregados e dezenas de enormes edifícios abandonados. Agora, seu sucessor autorizou o funcionamento de 30 estabelecimentos em todo o país. É outro sinal da guinada liberal que vem sendo adotada pelo Governo, acuado pela mais grave crise econômica da história recente do país, após a queda nas receitas do petróleo decorrente do colapso da produção e das sanções internacionais, que complicaram para Nicolás Maduro o financiamento da economia.

Terça-Feira, 7 de setembro de 2021.

Com social-democratas avançando nas pesquisas, Merkel pede votos para seu partido em nome da ‘moderação’/O Globo (07.09)

BERLIM —  A chanceler alemã, Angela Merkel, interveio pela primeira vez de forma contundente na campanha para as eleições gerais do próximo dia 26, fazendo um apelo aos eleitores para que apoiem seu candidato à chefia do governo, Armin Laschet, em nome da manutenção de uma coalizão “moderada” à frente da Alemanha. O apelo veio no momento em que o bloco conservador formado pela União Democrata Cristã (CDU) de Merkel e seu partido irmão da Baviera, a União Social-Cristã (CSU), atinge sua pior marca histórica nas intenções de voto.

Queda no contágio por covid-19 intriga América do Sul/Estadão (07.09)

RIO DE JANEIRO – Há poucas semanas, o coronavírus se espalhava com alarmante facilidade por nações da América do Sul, sobrecarregando os sistemas hospitalares e matando milhares diariamente. De repente, a região, que havia sido o epicentro da pandemia de covid-19, respira mais aliviada.

Barco com brasileiros naufraga na Guiana Francesa e famílias cobram buscas: ‘Ilegais, mas seres humanos’/O Globo (07.09)

RIO — Dez dias após um naufrágio no Oceano Atlântico, na costa da Guiana Francesa, familiares de brasileiros ainda aguardam informações sobre seus parentes. Uma canoa clandestina com 24 passageiros afundou na noite de 28 de agosto. A embarcação havia partido do município de Oiapoque, no Amapá. Os trabalhos de busca resgataram quatro pessoas com vida e um corpo – ainda sem identificação – foi localizado.

Governo da Venezuela e oposição anunciam acordos parciais após novas negociações /Estadão (07.09)

CIDADE DO MÉXICO – O governo e a oposição da Venezuela alcançaram na segunda-feira, 6, acordos parciais com o objetivo de estabelecer mecanismos para a gestão da pandemia de covid-19 e anunciaram uma nova reunião no fim do mês na Cidade do México, onde acontecem as conversações. Essa foi a segunda reunião na retomada do diálogo, que teve seu primeiro encontro em 13 de agosto.

Quarta-Feira, 8 de setembro de 2021.

Em alerta sobre desigualdade de renda, Xi diz aos magnatas da China para compartilharem riquezas/Estadão (08.09)

PEQUIM – Quatro décadas atrás, Deng Xiaoping declarou que a China “deixaria algumas pessoas enriquecerem primeiro” em sua corrida pelo crescimento. Agora, Xi Jinping disse aos magnatas da China que está na hora de compartilhar mais riquezas com o resto do país.

Atentados de 11 de Setembro: depois de um ano e meio, julgamento de cinco acusados é retomado/Estadão (08.09)

GUANTÁNAMO, Cuba — Um tribunal militar da base americana de Guantánamo retomou nesta terça-feira o julgamento de cinco pessoas acusadas de participação nos ataques de 11 de setembro de 2001, orquestrados pela rede terrorista Al-Qaeda.

Seis anos depois, França inicia julgamento dos ataques terroristas que deixaram 130 mortos em Paris/O Globo (08.09)

PARIS — Em um processo que está previsto para durar nove meses, a França começou hoje, em Paris, o julgamento de 20 suspeitos de envolvimento na pior atrocidade a acontecer no país no pós-guerra. Em 13 de novembro de 2015, no chamado “11 de Setembro francês”, uma série de explosões e ataques a tiros deixaram 130 mortos e centenas de feridos em diferentes pontos da capital, numa ação reivindicada pela organização terrorista Estado Islâmico (EI).

Suprema Corte mexicana declara inconstitucional punir o aborto/Carta Capital (08.09)

A Suprema Corte do México declarou nesta terça-feira (7) ser inconstitucional punir o aborto em uma votação unânime considerada histórica, já que abre a porta para que mulheres em todo o País tenham acesso ao procedimento.

Uruguai anuncia avanço para acordo de livre comércio com China e eleva tensão no Mercosul/O Globo (08.09)

MONTEVIDÉU — O governo do Uruguai anunciou que fez avanços concretos para fechar um tratado de livre comércio (TLC) com a China, elevando a tensão com os sócios do Mercosul. O chanceler argentino teria sido avisado, mas autoridades da Argentina foram pegas de surpresa. Um ministro chegou a classificar a intenção do país vizinho de “delírio”, segundo o jornal argentino La Nación.

Quinta-Feira, 9 de setembro de 2021.

Apesar de 584 mil mortes, Bolsonaro diz a líderes estrangeiros que Brasil adotou ‘medidas consistentes’ contra Covid/O Globo (09.09)

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira durante sua participação na cúpula do Brics que o país adotou “medidas consistentes” como resposta à pandemia da Covid-19. Até aqui, o Brasil já registrou 584 mil mortes causadas pela doença. De acordo com o presidente, a pandemia agora perde força e que, em breve, as atividades serão retomadas definitivamente “em breve”.

Crise migratória cria tensão entre o Reino Unido e a França/Estadão (09.09)

PARIS – A ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, foi acusada ontem pelo ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, de fazer chantagem financeira em uma discussão diplomática que se aprofunda sobre os esforços para impedir que os imigrantes cruzem o Canal da Mancha de barco. Os refugiados têm arriscado suas vidas em uma das rotas de navegação mais movimentadas do mundo em pequenos botes.

Governo americano processa o Texas por lei que proíbe aborto no Estado/Estadão (09.09)

WASHINGTON – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou nesta quinta-feira , 9, uma ação contra o estado do Texas por sua nova lei que proíbe a prática do aborto depois das seis semanas de gestação.

Sexta-Feira, 10 de setembro de 2021.

Xi e Biden conversam para evitar ‘conflito’ entre EUA e China/Carta Capital (10.09)

“O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou nesta quinta-feira 9 com o líder chinês, Xi Jinping, pela primeira vez em sete meses. Segundo a Casa Branca, o diálogo visa evitar que a “concorrência” entre as duas potências não se transforme em um “conflito””

Resposta do Talibã a protestos no Afeganistão é cada vez mais violenta, diz ONU/O Globo (10.09)

GENEBRA e CABUL — O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos disse nesta sexta-feira que a resposta do Talibã a protestos pacíficos no Afeganistão é cada vez mais violenta e preocupante. De acordo com a organização, que denunciou também a violência contra jornalistas, são usadas armas de fogo, cassetetes e chicotes,  em uma repressão que já deixou ao menos quatro pessoas mortas.

Dois meses após protestos, cubanos aguardam com angústia destino de parentes mantidos presos sem julgamento/O Globo (10.09)

Em 11 de julho, Mayda Yudith Sotolongo teve o “pior pesadelo” de sua vida: chegou a uma delegacia de polícia de Havana para perguntar sobre seu filho detido durante grandes manifestações antigovernamentais e acabou atrás das grades. Sua reclamação reverbera em centenas de famílias quase dois meses após as revoltas históricas em Cuba.

Justiça mexicana declara outra lei que criminaliza o aborto inconstitucional/Carta Capital (10.09)

A Suprema Corte do México declarou nesta quinta-feira (9) inconstitucional uma lei estadual que consagrava a vida desde a concepção e por meio da qual o aborto era equiparado a um assassinato.