fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (28/08 – 03/09)
Reuters Furacao Ida 1500 30082021114329889

Clipping Internacional (28/08 – 03/09)

Neste Clipping, reunimos as principais notícias internacionais: Taleban autoriza mulheres a frequentarem as universidades; a baixa taxa de vacinação nos países pobres, enquanto países ricos estão aplicado a terceira dose contra a Covid-19; o ataque de Drone dos EUA no Afeganistão que matou 10 civis; a relação Brasil e Estados Unidos e os impasses que surgem devido a agenda climática; a participação da oposição venezuelana nas eleições regionais; EUA encerram a saída do Afeganistão; de acordo com a OIT, metade da população mundial vive sem sistema de proteção social; as novas variantes de Covid-19; o impacto das mudanças climáticas nas pequenas cidades norte-americanas; as eleições alemã; a renuncia do primeiro-ministro do Japão; e mais.

Domingo, 29 de agosto de 2021.

Talibã critica Estados Unidos por ataque aéreo com drone no Afeganistão/UOL (29.08)

“Um representante do Talibã criticou o governo dos Estados Unidos por ter realizado um ataque aéreo em Cabul, capital do Afeganistão, na manhã de hoje (29).”

Talibã autoriza afegãs a frequentarem universidades, mas separadas dos homens/G1 (29.08)

Mulheres afegãs terão permissão para estudar nas universidades, mas as aulas mistas serão proibidas sob seu mandato, disse neste domingo (29) o ministro do Ensino Superior do Talibã, Abdul Baqi Haqqani. Saiba mais sobre, no vídeo acima, sobre a situação das mulheres no Afeganistão.

Apenas 0,3% das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas nos países mais pobres do mundo/O Globo (29.08)

Mais de 5 bilhões de doses de vacina contra a Covid-19 já foram https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistradas globalmente, e cerca de um terço da população mundial recebeu ao menos uma dose até agora. De longe, os números podem impressionar, mas, quando esmiuçados, descobre-se que só 0,3% dessas doses foram https://fundacaopodemos.org.br/wp-content/uploads/2023/03/semana-municipal-primeira-infancia-sao-paulo-agosto22.pngistradas nos 27 países de renda mais baixa. Ao todo, pouco mais de 15 milhões de vacinas foram aplicadas nesse grupo, que concentra quase 650 milhões de pessoas — isto é, menos de 2% da população das nações mais pobres tomou ao menos uma dose.

Segunda-Feira, 30 de agosto de 2021.

Ataque de drone americano matou 10 pessoas da mesma família, incluindo 7 crianças, dizem parentes/Estadão (30.08)

Horas depois de um ataque de drones militares dos Estados Unidos em Cabul no domingo, 29, funcionários do Departamento de Defesa afirmaram que ele explodiu um veículo carregado com explosivos, eliminando uma ameaça ao aeroporto de Cabul do grupo do Estado Islâmico Khorasan (ISIS-K).

Empresas cubanas se preparam para formalização após décadas/Estadão (30.08)

HAVANA – Os empresários cubanos que dirigem negócios na ilha, que vão desde a venda de frutas secas até o conserto de bicicletas e o desenvolvimento de software, estão lutando para entender as oportunidades e os novos desafios que se aproximam após uma mudança histórica nas regras que regem a economia comunista.

Bolsonaro admite que questão ambiental ‘atrapalha um pouquinho’ relação com Biden/O Globo (30.08)

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem “quase uma obsessão pela questão ambiental” e que isso “atrapalha um pouquinho” a relação com o Brasil.

Europa volta a impor restrições a turistas dos EUA por causa da covid-19/Estadão (30.08)

BRUXELAS – A União Europeia voltou a recomendar nesta segunda-feira, 30, que seus 27 países membros restabeleçam restrições aos viajantes americanos, uma mudança que afeta principalmente pessoas não vacinadas. A medida seria uma resposta às taxas crescentes de novas infecções por coronavírus e internações nos EUA nas últimas semanas.

Oposição venezuelana acaba com boicote e deve anunciar participação nas eleições regionais de novembro/O Globo (30.08)

CARACAS — A oposição venezuelana ligada ao ex-deputado Juan Guaidó deve anunciar nos próximos dias sua participação nas eleições regionais deste ano, organizadas pelo governo de Nicolás Maduro e previstas para o próximo 21 de novembro.

Terça-Feira, 31 de agosto de 2021.

EUA encerram saída do Afeganistão; ao todo, 120 mil foram retirados/Valor Econômico (31.08)

Os EUA concluíram ontem sua retirada do Afeganistão, colocando fim à sua mais longa guerra e fechando um capítulo de sua história militar que provavelmente será lembrado por fracassos colossais, promessas não cumpridas e uma saída final frenética que custou a vida de mais de 180 afegãos e 13 marines americanos.

Merkel entra em campo para tentar conter avanço eleitoral dos social-democratas/O Globo (31.08)

BERLIM — A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou nesta terça-feira o social-democrata Olaf Scholz, à frente nas pesquisas para sua sucessão nas eleições gerais de 26 de setembro. Em entrevista coletiva, a chanceler disse que o fato de Scholz ter admitido formar uma coalizão de governo com o partido A Esquerda, que está na extrema esquerda do espectro das legendas representadas no Parlamento da Alemanha, era uma “enorme diferença” entre eles.

Escassez de vacinas e falta de infraestrutura dificultam volta às aulas na América Latina/El País (31.08)

Escola sem água; salas de aula mal ventiladas ou muito pequenas para garantir a distância social exigida pela pandemia; professores esgotados e mal pagos; falta de vacinas e sistemas de saúde deficientes; grandes extensões selvagens ou montanhosas sem acesso à internet. A lista de desafios que a volta às aulas na América Latina enfrenta é enorme. Em seu relatório regional de abril, o Unicef (fundo da ONU para a infância) dizia que até 31 de março apenas 8 países tinham suas escolas totalmente abertas (Costa Rica, Nicarágua e seis ilhas do Caribe), enquanto outros 10 as mantinham fechadas (entre eles México, Venezuela e Peru) e 18 as tinham parcialmente abertas (Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Equador, entre outros).

Joe Biden enfrenta maior índice de desaprovação desde sua eleição/Estadão (31.08)

Eleito com a promessa de normalizar a política americana após os quatro caóticos anos de governo Trump, o presidente Joe Biden conseguiu, ainda durante a campanha eleitoral, agregar o apoio de setores progressistas, moderados e anti-Trump em sua base de apoio, em uma espécie de coalizão que garantiu ao Partido Democrata não apenas a Presidência dos Estados Unidos, mas a maioria na Câmara e no Senado. Em um cenário político polarizado como o dos EUA, Biden conseguiu manter a avaliação positiva sobre seu governo nos primeiros meses de mandato – mas viu tudo ser posto em risco com a saída americana do Afeganistão e o domínio do país pelo Taleban, sua primeira grande crise.

Nova variante africana: o que já se sabe sobre a cepa de coronavírus que chegou a Portugal/O Globo (31.08)

RIO — A nova variante identificada por cientistas sul-africanos, batizada de C.1.2., já foi detectada em ao menos sete países, entre eles Portugal. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) confirmou, nesta segunda-feira, ao jornal português Observador que o caso foi diagnosticado no início de julho na região da Madeira. O Instituto, no entanto, negou que haja evidência de que a variante seja mais infecciosa ou resistente às vacinas.

Quarta-Feira, 1º de setembro de 2021.

OIT: metade da população mundial vive sem proteção social/Carta Capital (01.09)

Quase metade da população mundial vive sem nenhuma proteção social, embora a pandemia de Covid-19 tenha obrigado os governos a dar mais amparo às pessoas, afirmou nesta quarta-feira 1 a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Lei que proíbe aborto e pune quem o auxiliar entra em vigor no Texas/Estadão (01.09)

AUSTIN – Uma lei do Texas que proíbe o aborto após seis semanas de gestação, período em que muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas, entrou em vigor nesta quarta-feira, 1, no Estado americano, depois que a Suprema Corte não seu pronunciou sobre um pedido emergencial para barrar o projeto.” 

OMS monitora nova variante do coronavírus detectada na Colômbia/G1 (01.09)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira (1º) que os cientistas estão analisando uma nova variante do coronavírus, batizada de “mu”, que foi identificada pela primeira vez na Colômbia.

Juiz peruano adia revisão de acusações contra Keiko Fujimori/UOL (01.09)

Lima, 1 Set 2021 (AFP) – Um juiz peruano adiou a revisão das acusações contra a ex-candidata presidencial Keiko Fujimori para 29 de setembro, antes de seu aguardado julgamento por um escândalo de corrupção que também afetou quatro ex-presidentes.

Quinta-Feira, 2 de setembro de 2021.

China afirma que tensões políticas colocam em risco cooperação climática com os EUA/Estadão (02.09)

XANGAI – O chanceler chinês Wang Yi afirmou que as tensões políticas entre China e Estados Unidos podem minar os esforços dos dois países no combate às mudanças climáticas. A declaração ocorreu em uma reunião virtual nesta quarta-feira, 1º, entre o diplomata e o enviado especial para o Clima dos EUA, John Kerry. 

Cidades da Louisiana começam a emergir de destruição do Ida/Istoé (02.09)

NOVA ORLEANS (Reuters) – Comunidades arrasadas do sul do Estado norte-americano da Louisiana ainda estavam avaliando os danos da tempestade Ida nesta quinta-feira, mas as águas das inundações ainda não baixaram em muitos locais quatro dias depois de o furacão deixar milhões de casas e estabelecimentos sem eletricidade.

É época de eleições na Alemanha. Sem carisma, por favor!/Estadão (02.09)

BERLIM — O político mais popular que gostaria de ser chanceler não está na votação. O candidato principal é tão chato que as pessoas o comparam a uma máquina. Em vez de “Sim, nós podemos!”, os eleitores estão sendo inflamados com promessas de “estabilidade”.

Sexta-Feira, 3 de setembro de 2021.

Primeiro-ministro do Japão renuncia após fracasso no controle da Covid-19/O Globo (03.09)

TÓQUIO — No poder há menos de um ano, o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou nesta sexta-feira que não concorrerá à reeleição para a liderança do governista Partido Liberal Democrata (PLD), efetivamente renunciando ao comando do país. A decisão foi tomada pelo premier após sua popularidade despencar nos últimos meses, um reflexo da sua criticada resposta à Covid-19, cujos casos quintuplicaram desde o início dos Jogos Olímpicos.

China impõe restrições ao ‘culto de celebridades’ e ‘estilos afeminados’/Estadão (03.09)

A China emitiu uma ordem às emissoras de rádio e de televisão para que evitem artistas com “posições politicamente incorretas” e “estilos afeminados”, reafirmando a necessidade de cultivar uma atmosfera patriótica. A medida, divulgada nesta quinta-feira, 2, foi vista como mais um cerceamento à expansão da indústria do entretenimento do país.

A mudança climática está levando à falência as pequenas cidades dos EUA; leia cenário/Estadão (03.09)

FAIR BLUFF, EUA – Já se passaram quase cinco anos desde que o furacão Matthew inundou a pequena cidade de Fair  Bluff, na planície costeira da Carolina do Norte. Mas de alguma forma, o dano continua piorando. A tempestade submergiu a Main Street em 1,2 metro de profundidade, destruiu a prefeitura e os departamentos de polícia e de bombeiros, e inundou quase um quarto das casas da cidade.

Partido Comunista mexe no fermento do bolo chinês/Opinião O Globo (03.09)

Em um evento recente do departamento de publicidade do Partido Comunista da China (PCC), uma autoridade mostrou indisfarçável orgulho ao comentar que “prosperidade comum” havia virado a expressão do momento. Verdade, e não foi por um movimento espontâneo como ocorre nas redes sociais mundo afora quando um tópico fica no topo das paradas, mas por obra da propaganda do partido — ou “publicidade”, como foi rebatizado o esforço do PCC em propagar suas mensagens e promover as prioridades da vez.

UE define condições para se relacionar com Talibã, mas nega reconhecimento imediato do grupo extremista/O Globo (03.09)

BRDO, Eslovênia — Os países da União Europeia (UE) discutiram, nesta sexta-feira, suas condições para intensificar suas relações com o Talibã, que tomou o poder no Afeganistão em 15 de agosto, e concordaram em estabelecer uma presença conjunta em Cabul para ajudar na retirada de mais pessoas, se a segurança no local assim o permitir. O grupo fundamentalista islâmico deve respeitar os direitos humanos, incluindo os das mulheres, e não permitir que o Afeganistão se torne uma base para o terrorismo, de acordo com o chefe da política externa da UE,  Josep Borrell.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress