Acervo Temático: CPI da Pandemia XVIII

Nesta semana, estava previsto, na CPI da Pandemia, o depoimento de Marcos Tolentino e do lobista Marconny Faria. Faria, entretanto, não compareceu e Tolentino está internado. Portanto, a semana foi remanejada e foram ouvidos o motoboy Ivanildo Gonçalves Dias, da empresa VTCLog, e o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo. Além disso, o relator, Renan Calheiros, afirmou que não vai mais enviar o seu relatório no dia 21 de setembro, sobretudo por conta das investigações envolvendo a VTCLog.

Confira as principais notícias desta semana da CPI da Pandemia:

CPI mostra fotos e diz ter evidências de que motoboy fez pagamentos para ex-diretor da Saúde/G1 (31.08)

Senadores da CPI da Covid apresentaram nesta terça-feira (31) fotos que, segundo eles, indicam que o motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva fez o pagamento de ao menos quatro boletos em benefício de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde.

CPI da Covid vai reconvocar motoboy, e diretora da VTClog diz que só poderá ser ouvida na quarta/G1 (31.08)

Depois que o motoboy Ivanildo Gonçalves Dias, da empresa VTCLog, ganhou o direito de não comparecer à CPI da Covid, a cúpula da comissão deve aprovar ainda nesta terça-feira (31) um novo requerimento para convocá-lo.

CPI convoca junta médica para avaliar saúde de Marcos Tolentino/Poder 360 (01.09)

“A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado anunciou que irá enviar uma junta médica para avaliar o estado de saúde do advogado Marcos Tolentino, amigo de Ricardo Barros que seria ouvido nesta 4ª feira (1º.set.2021). Tolentino foi internado na 3ª feira (31.ago) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de um mal-estar.”

Indícios de corrupção sobre a VTCLog devem prorrogar CPI da Covid/Opinião O Globo (01.09)

Renan Calheiros avisou a senadores que não vai mais apresentar seu relatório no próximo dia 21, como havia anunciado. Segundo o relator da CPI da Covid, os indícios de corrupção sobre a VTCLog, empresa responsável por toda a logística da saúde do governo federal, são elementos suficientes para prorrogar os trabalhos do colegiado por, pelo menos, mais três semanas. Ou seja, até meados de outubro.

Motoboy diz à CPI que fez saque acima de R$ 400 mil e visitas a ministério/UOL (01.09)

O motoboy Ivanildo Gonçalves afirmou hoje, em depoimento à CPI da Covid, que realizou saque de até “R$ 400 e poucos mil”, sem especificar valores exatos, em contas bancárias da VTCLog —empresa que possui contratos com o Ministério da Saúde e é investigada por indícios de corrupção e outros crimes.

Renan Bolsonaro abriu empresa com ajuda de lobista de investigada pela CPI, mostram mensagens/Folha (01.09)

A empresa de Jair Renan Bolsonaro, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, foi aberta com a ajuda do lobista Marconny Albernaz de Faria, apontado pela CPI da Covid como um dos intermediários da Precisa Medicamentos, apontam trocas de mensagens.

CPI pede ao STF uso de força policial para levar lobista a depoimento e senador cogita pedido de prisão/O Globo (02.09)

BRASÍLIA — O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), mandou a Polícia Legislativa do Senado ir atrás do lobista Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria, para que ele preste depoimento nesta quinta-feira. Em paralelo, pediu à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), sua condução coercitiva. Se ela aceitar a solicitação, a CPI contará com reforço policial para obrigá-lo a falar. Em entrevista antes da sessão da CPI, o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), chegou a cogitar pedirem a prisão preventiva do lobista.

Cármen Lúcia rejeita pedido de Marconny Faria para deixar de comparecer à CPI/Poder 360 (02.09)

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou pedido de reconsideração apresentado pelo advogado Marconny Faria, da Precisa Medicamentos, para deixar de comparecer à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado. A decisão foi proferida nesta 5ª feira (2.set.2021). Eis a íntegra (169 KB).

Francisco Araújo nega relação com a Precisa: ‘Não tem digital minha’/O Estado de Minas (02.09)

O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo negou durante Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID qualquer relação com a Precisa Medicamentos.

Mensagens indicam que ex-mulher de Bolsonaro acionou Planalto por nomeações a pedido de lobista investigado pela CPI da Covid/O Globo (02.09)

BRASÍLIA – Mensagens de celular em posse da CPI da Covid indicam que, a pedido de um lobista, a ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro acionou o Palácio do Planalto para influenciar em nomeações de órgãos públicos. De acordo com o material obtido pelo GLOBO, o lobista Marconny Faria, investigado pela comissão parlamentar, pediu ajuda de Ana Cristina Siqueira Valle para influenciar na escolha do Defensor Público da União (DPU), em 2020, junto ao então ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, atual membro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ana Cristina é mãe de Jair Renan Bolsonaro, conhecido como o filho “04” do presidente.

Governistas da CPI articulam relatório paralelo com cloroquina e falhas/UOL (03.09)

Em contraponto ao parecer a ser apresentado pelo relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), os senadores da bancada governista na comissão preparam um relatório paralelo.”