fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional (21/08 – 27/08)
2021 08 22t205811z 1307049376 Rc2kap9zjzmx Rtrmadp 3 Usa Biden

Clipping Internacional (21/08 – 27/08)

Neste clipping, reunimos as principais notícias internacionais da semana: a retirada de civis do Afeganistão; a possibilidade de brasileiros terem sidos sequestrados na Argentina durante a ditadura militar do país; a condenação histórica por estupro cometido durante a ditadura militar da Argentina; a aplicação da terceira dose de vacina no mundo e o pedido da OMS para que países não a apliquem por conta da desigualdade de aplicações de vacina no mundo; o significado do slogan de Xi Jiping, “prosperidade comum”, e o que a frase diz sobre a realidade chinesa atual; a retomada da política migratória “Fique no México” por parte dos Estados Unidos; a formação do governo no Peru; o atentado no aeroporto de Cabul, reivindicado pelo braço afegão do Estado Islâmico; e mais.

Confira as principais notícias da semana:

Domingo, 22 de agosto de 2021.

‘O Talibã efetivamente reconheceu a China como a principal potência’, diz Tariq Ali/O Globo (22.08)

O Talibã reconheceu na prática a China como a principal potência de quem deseja ser aliado, marcando uma mudança da ordem na Ásia Central após 20 anos da invasão americana que chega ao fim. Esta é a opinião do escritor paquistanês Tariq Ali, editor da revista britânica New Left Review e há décadas um dos intelectuais de esquerda mais proeminentes do mundo.

Adotada que busca origem na Argentina: ‘Disseram que fui pega na favela’/UOL (22.08)

“Pelo menos quatro brasileiros podem ter sido sequestrados na Argentina durante o período de ditadura militar naquele país (1976-1983) e trazidos ilegalmente para o Brasil.”

EUA exigem ajuda de empresas aéreas na retirada de civis do Afeganistão/Estadão (22.08)

WASHINGTON – O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ordenou neste domingo, 22, que seis companhias aéreas comerciais forneçam jatos de passageiros para ajudar na operação militar de retirada de civis americanos e aliados afegãos de Cabul. Segundo o Pentágono, 18 aviões farão o transporte dos passageiros de bases americanas no Oriente Médio de volta para casa.

Segunda-Feira, 23 de agosto de 2021.

Taleban ataca reduto da resistência e rejeita ampliar prazo de saída dos EUA/Estadão (23.08)

CABUL – O Taleban atacou nesta segunda-feira, 23, o último reduto da resistência afegã, formada por combatentes no Vale de Panjshir. Os confrontos acontecem no momento em que os EUA tentam ampliar o prazo para a saída completa de suas tropas do Afeganistão – dia 31. O objetivo seria manter os soldados para dar segurança na retirada de americanos e colaboradores afegãos de Cabul.

Sobrevivente celebra condenação histórica de militares por abusos sexuais na ditadura argentina/Folha (23.08)

Aos 20 anos e grávida de seis meses, Silvia Labayrú foi sequestrada durante a ditadura militar argentina (1976-1983) e passou um ano e meio presa na Escola Mecânica da Marinha, a temida ESMA, o mais importante centro clandestino de detenção de opositores ao regime.

Líder opositor do México anuncia exílio após intimação judicial/Estadão (23.08)

CIDADE DO MÉXICO – O ex-candidato presidencial Ricardo Anaya, que disputou em 2018 a eleição contra o atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou nesta segunda-feira, 23, que ficará exilado no exterior em razão da “perseguição política” que sofre no país.

Covid-19: diretor da OMS pede que países adiem aplicação da terceira dose da vacina/O Globo (23.08)

BUDAPESTE — O Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que as vacinas de reforço contra a Covid-19 devem ser adiadas, pois a prioridade deve ser dada ao aumento das taxas de vacinação em países onde apenas 1% ou 2% da população foi imunizado.

Polônia vai construir cerca na fronteira com Bielorrússia após Lukashenko ser acusado de usar migrantes como arma/O Globo (23.08)

USNARZ GORNY, Polônia — A Polônia vai construir uma cerca ao longo de sua fronteira com a Bielorrússia e dobrar o número de soldados no local, disse o ministro da Defesa nesta segunda-feira, com o objetivo de conter a entrada de imigrantes e refugiados. Segundo a União Europeia (UE), o fluxo de pessoas está sendo impulsionado por Minsk em retaliação a sanções da UE contra o governo do presidente Alexander Lukashenko.

Terça-Feira, 24 de agosto de 2021.

O Taleban e a China: entenda qual o interesse geopolítico por trás da aproximação/Estadão (24.08)

Antes mesmo do Taleban alcançar o poder de fato no Afeganistão, quase 20 dias antes da tomada de Cabul, o governo da China recebeu uma delegação do grupo fundamentalista islâmico liderada pelo mulá Abdul Ghani Baradar, em seu território. A reunião deu indícios de que diante da retirada americana na região Pequim pretende exercer algum tipo de influência na região estratégica, que liga o sul da Ásia ao Oriente Médio e dispõe de reservas de metais de terra rara e lítio, ambos cruciais para a tecnologia de ponta no século 21.

Única opositora a Morales presa, Áñez se torna bode expiatório na Bolívia/O Globo (24.08)

Acusada em três processos diferentes — por genocídio, terrorismo e conspiração — e presa preventivamente há cinco meses, a ex-presidente interina da Bolívia Jeanine Áñez tornou-se uma espécie de bode expiatório entre os atores políticos que participaram do processo que culminou com a renúncia de Evo Morales, em novembro de 2019. Apoiada por forças opositoras bem mais conhecidas e poderosas internamente do que ela, como o hoje governador Luis Fernando Camacho, Áñez é a única detida preventivamente em um julgamento que pode, de certa forma, ofuscar o atual governo do presidente Luis Arce, aliado de Morales.

Na China, slogan ‘prosperidade comum’ revela cerco do presidente à concentração de riqueza/O Globo (24.08)

A retórica do presidente Xi Jinping a respeito de uma “prosperidade comum” aumentou neste ano, evidência do compromisso do Partido Comunista em diminuir a crescente desigualdade do país.

Quarta-Feira, 25 de agosto de 2021.

Em conversa, Xi e Putin prometem trabalhar por ‘governo inclusivo’ no Afeganistão/O Globo (25.08)

PEQUIM E MOSCOU — Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta quarta-feira, em seu primeiro telefonema desde que o Talibã retomou o poder no Afeganistão, no último dia 15. Eles concordaram em trabalhar em conjunto para impedir que a crise no país da Ásia Central se transforme em um risco de segurança regional.

Centenas de pessoas protestam em Londres em solidariedade aos indígenas brasileiros/Estadão (25.08)

Com gritos de “Fora Bolsonaro”, centenas de pessoas, convocadas por várias ONGs, incluindo o grupo ecologista Extinction Rebellion, protestaram nesta quarta-feira, 25, diante da embaixada do Brasil em Londres para expressar solidariedade com aos indígenas brasileiros.

Suprema Corte dos EUA retoma o ‘Fique no México’, política migratória de Trump/Carta Capital (25.08)

“A Suprema Corte dos Estados Unidos ordenou, na terça-feira (24), a reativação de uma política migratória que obrigava os solicitantes de asilo a esperarem no México sua audiência nos tribunais, o que representa um forte revés para o presidente democrata Joe Biden”

Rivalidade entre EUA e China fica exposta em viagem de Kamala Harris ao Vietnã/Estadão (25.08)

HANÓI – A vice-presidente americana Kamala Harris, em sua segunda viagem internacional no papel, teve um gostinho da rivalidade cada vez maior entre os Estados Unidos e a China enquanto voava para o Vietnã – um ex-adversário dos EUA cauteloso com o crescente domínio de Pequim que está sendo cortejado por Washington.

Com baixa taxa de vacinação e alta de casos, Sul dos EUA vira o ‘cinturão da Covid’/O Globo (25.08)

Cinturão da ferrugem, do algodão, do milho, da Bíblia. Agora, os Estados Unidos veem o surgimento de uma região que se destaca não pela decadência da indústria, pela agricultura ou pela forte influência do conservadorismo cristão, mas pelo solo fértil para a Covid-19. Se a variante Delta causa um novo surto em todo o país, seu epicentro incontestável está no Sul americano.

Quinta-Feira, 26 de agosto de 2021.

Atentado com explosões deixa dezenas de mortos e aumenta caos no aeroporto de Cabul/O Globo (26.08)

CABUL — Um atentado coordenado, com duas explosões, deixou dezenas de mortos próximo a um dos portões do aeroporto internacional de Cabul no início da noite desta quinta-feira, manhã no Brasil, horas depois de diversos países ocidentais emitirem alertas para que civis deixassem o local. Segundo o Pentágono, as explosões teriam sido causadas por homens-bombas pertencentes ao braço afegão do Estado Islâmico, que reivindicou o ataque horas depois. Conhecido pela sigla em inglês Isis-K, o grupo terrorista é um inimigo comum dos Estados Unidos e do Talibã.

Novo gabinete de Pedro Castillo abre outra crise no Peru/Estadão (26.08)

LIMA – O presidente peruano, Pedro Castillo, está diante da primeira crise de seu governo em razão da nomeação de seu gabinete e enfrenta um cenário de desconfiança, já que cinco dos ministros, entre eles o indicado a premiê, são investigados por algum crime. A resposta política para essa crise virá hoje, quando o Parlamento analisa o voto de confiança ao novo governo.

‘Vamos caçá-los e fazê-los pagar’, diz Biden após atentado em Cabul/UOL (26.08)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou aos seus comandantes que planejem ataques contra lideranças e instalações do Estado Islâmico após o braço regional do grupo detonar explosivos nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão.

Promotor indicia presidente da Argentina por festa durante quarentena/Estadão (26.08)

BUENOS AIRES – Um promotor denunciou formalmente nesta quinta-feira, 26, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, por violação das restrições sanitárias impostas no país devido à pandemia de covid-19.

Premier peruano pede consenso e apresenta medidas para vencer pandemia e reativar economia em sessão decisiva no Congresso/O Globo (26.08)

Em um discurso de quase três horas, 50 minutos a mais que o previsto, o presidente do Conselho de Ministros do Peru, Guido Bellido, pediu nesta quinta-feira um voto de confiança a um Congresso profundamente dividido. Durante toda a primeira hora, Bellido focou em dois grandes temas: medidas para vencer a pandemia da Covid-19 e reativar a economia, enquanto pedia consenso. Propostas para diminuir as desigualdades sociais, fortalecer a educação básica e a saúde pública, além de combater com “tolerância zero a corrupção, pública e privada”, também foram destacadas pelo primeiro-ministro.

Sexta-Feira, 27 de agosto de 2021.

China recorre a hackers de aluguel/Estadão (27.08)

O governo chinês tem adotado uma campanha mais agressiva de ação com hackers e demonstra uma mudança nas suas táticas: a principal agência de vigilância da China vem recrutando cada vez mais espiões no âmbito de um enorme reservatório de talentos no setor privado.

Forças dos EUA estão em alerta máximo para novos atentados no Afeganistão/Estadão (27.08)

As forças dos EUA que ajudam a retirar afegãos desesperados para fugir do domínio do Taleban estão em alerta máximo para possíveis novos ataques nesta sexta-feira, 27, depois que um homem-bomba suicida do Estado Islâmico matou 85 pessoas, incluindo 13 soldados norte-americanos do lado de fora dos portões do aeroporto de Cabul.

Medo de ataques antecipa fim de retirada do Afeganistão, e civis se desesperam/Folha (27.08)

Um dia depois do atentado que matou mais de 100 pessoas junto ao aeroporto de Cabul, a maioria dos países que participavam da retirada finalizou suas operações. O desespero toma conta de quem ficou para trás.

O aumento da migração extracontinental na América Latina/Folha (27.08)

A migração de pessoas de outros continentes –especialmente da África e da Ásia– mas também do Caribe é um fenômeno crescente na América Latina. E embora a maioria deles vá inicialmente para os Estados Unidos ou Canadá, não são poucos os que se instalam num país latino-americano, seja por opção, por necessidade devido ao esgotamento dos seus recursos, ou como consequência de um processo de expulsão.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress