Clipping Especial Eleições Americanas – 19/08 a 23/08

Clipping Semanal – Eleições Americanas

19 de agosto – segunda-feira

Os 7 Estados que podem decidir eleição nos EUA. A cada eleição presidencial americana, as atenções dos candidatos se voltam para um punhado de Estados considerados decisivos. Essa lista muda a cada ciclo eleitoral e é baseada em diversos fatores, como resultados dos pleitos anteriores, pesquisas de intenção de voto, novas tendências políticas, mudanças demográficas e características específicas dos candidatos, entre outros.

A vice-presidente americana Kamala Harris teve que se reapresentar rapidamente aos eleitores dos Estados Unidos, que agora a avaliam como uma potencial presidente, em vez de a vice de Joe Biden. Durante o maior momento da carreira de Harris até agora — a convenção democrata em Chicago, que será realizada de 19 a 22 de agosto— eles também conhecerão os membros da família que estarão ao lado dela, bem como aqueles que a ajudaram a chegar lá. Ao contrário de seu rival Donald Trump, Harris só foi casada uma vez e é madrasta.

Os viciados em política americana, que não se cansam das reviravoltas da campanha de 2024, terão outra oportunidade de assistir a um evento imperdível com a Convenção Nacional Democrata, que será realizada de 19 a 22 de agosto em Chicago.

Hillary Clinton empolga convenção e pede que EUA elejam primeira mulher presidente. Clinton foi enfática ao abordar a candidatura de Harris, destacando sua experiência, caráter e visão e afirmou que candidata democrata quebrará ‘teto de vidro’.

Entenda em seis pontos o que esperar da Convenção Democrata. Próximos dias devem sinalizar como vice-presidente pretende definir sua candidatura e ajudar a determinar se o partido pode permanecer unido.

Discurso de Biden vai ressaltar seu legado e preparar a cena para sua aposentadoria. Biden deveria ser o ator principal na reunião de seu partido; em vez disso, protagonizará um número de abertura.

20 de agosto – terça-feira

O ex-presidente Barack Obama retornou ao palco da Convenção Nacional Democrata em sua cidade natal, Chicago, para fazer o discurso principal na terça-feira (20/08) — 20 anos após sua estreia no evento colocá-lo sob os holofotes nacionais. Ele começou a falar pouco depois de 00h de quarta-feira (21), no horário de Brasília. Como esperado, Obama abordou o simbolismo da candidatura de Kamala Harris — a primeira mulher não branca a liderar a chapa — como uma continuação de seu legado e homenageou o seu ex-vice-presidente e um dos principais responsáveis pela ascensão de Harris: o presidente Joe Biden.

Como Kamala Harris superou desconfianças de democratas para ser candidata a presidente dos EUA. Ao subir ao palco da Convenção Nacional do Partido Democrata, iniciada ontem (19/8) em Chicago, para ser confirmada como a candidata do partido à Presidência americana, Kamala Harris sabe que boa parte da audiência que a aplaude não a apoiava inicialmente.

Obama devolve a Kamala apoio que permitiu sua candidatura há 17 anos. Decisão de Kamala de apoiar Obama em uma corrida primária de 2008 dominada por Hillary Clinton foi um risco político que valeu a pena, e o ex-presidente nunca esqueceu.

Como a disputa para o governo da Carolina do Norte pode ser decisiva para as eleições americanas. Para Donald Trump, vencer na Carolina do Norte é obrigação, mas o candidato republicano ao governo do Estado pode atrapalhar os planos.

Despedida de Biden, críticas a Trump, aborto e covid: confira 5 momentos da convenção democrata. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou um discurso enérgico em um dos seus últimos momentos como protagonista.

De aviso prévio, Biden faz discurso consistente e passa o bastão para Kamala como líder democrata. Praticamente de aviso prévio, já que tem pouco mais de quatro meses de mandato pela frente, Biden fez um discurso para enaltecer seu legado e passar o bastão para Kamala.

Biden enaltece legado e passa tocha para Kamala Harris na primeira noite da Convenção Democrata. Presidente americano fez uma fala enérgica, diferente de suas últimas aparições públicas, e deu tom de despedida, estando a poucos meses de encerrar seu mandato presidencial.

21 de agosto – quarta-feira

Durante o segundo dia da Convenção Nacional Democrata, Michelle e Barack Obama emitiram alertas cruciais sobre a corrida para a Casa Branca, destacando a necessidade de uma mobilização intensa para garantir a vitória de Kamala Harris e derrotar Donald Trump nas eleições de novembro. Michelle Obama fez um apelo vigoroso para que os apoiadores do partido intensificassem seus esforços.

Trump discursa protegido por vidro blindado em primeiro comício ao ar livre após atentado. Desde tentativa de assassinato na Pensilvânia, em julho, Serviço Secreto recomendou que republicano deixasse de participar de atos públicos ao ar livre.

Como as mulheres negras moldaram a política de Tim Walz após a morte de George Floyd. Elas choraram, oraram com ele e instigaram-no, mas, mais do que a empatia do governador, buscavam mudanças na legislação e terminaram sentindo-se desapontadas.

A unção de Kamala Harris por Joe Biden e pelo casal Obama. O casal Obama fez o que era esperado na Convenção do Partido Democrata: louvaram Joe Biden como um estadista que soube a hora de se retirar e afirmaram que Kamala é capaz e é o futuro.

Barack Obama e Michelle querem ressuscitar movimento de 2008 em apoio a Kamala. Com posição de destaque entre eleitores do Partido Democrata, os Obama tentam injetar um senso de esperança na campanha de Kamala Harris.

Ao coro de ‘sim, ela pode’, Obama diz que EUA estão prontos para ‘novo capítulo’ com Kamala. Discurso encerrou a segunda noite de Convenção Nacional do Partido Democrata, que vai oficializar candidatura.

Com Barack e Michelle Obama, Convenção Democrata foca no futuro com Kamala após despedida de Biden. Segunda noite do evento contou ainda com líderes do partido, como Bernie Sanders e Chuck Schumer, além de ex-apoioadores de Donald Trump que declararam apoio a Kamala Harris.

22 de agosto – quinta-feira

Tim Walz aceita nomeação democrata para vice-presidente. Governador de Minnesota disse ser “a honra da minha vida” poder se tornar o companheiro de chapa de Kamala Harris na próxima eleição dos EUA.

O presidente dos EUA, Joe Biden, destacou a urgência de alcançar um cessar-fogo em Gaza e de firmar um acordo para a libertação de reféns em conversa com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, segundo a Casa Branca. Na ligação, realizada na quarta-feira (21/8), com a participação da vice-presidente Kamala Harris, Biden enfatizou a importância de eliminar todos os obstáculos que impedem um acordo com o Hamas.

Como Kamala Harris tenta reivindicar o espírito da mudança. Batalha pelo espírito da mudança é especialmente significativa em um momento que as pesquisas mostram uma considerável maioria de americanos infelizes com os temas nacionais.

‘Nunca subestime um professor’, diz Tim Walz ao aceitar nomeação para vice de Kamala Harris. Discurso de candidato foi uma tarefa importante diante do desafio urgente de se apresentar ao país, faltando cerca de 70 dias para eleição.

Memes de Kamala Harris estão por toda parte ― até na rede social de Donald Trump. Democrata tenta aproveitar bom momento com impulso nas pesquisas e comícios lotados enquanto o republicano tem se mostrado irritado com a campanha.

23 de agosto – sexta-feira

Como a ascensão de Kamala Harris pode afetar o futuro das relações EUA – Brasil. A mudança do cenário político norte-americano não aponta de forma muito clara os rumos de uma possível relação dos EUA especificamente com o Brasil.

Kamala Harris pode derrotar Donald Trump, mas como seria um governo dela? Ser um político é mais do que fazer campanha. São necessários mais detalhes de suas propostas políticas.

Kamala promete ser “presidente de todos” ao aceitar nomeação. Em discurso após nomeação para concorrer à Casa Branca, vice-presidente dos EUA prega mensagem de união, promete liderar o país em “um novo caminho” e não poupa críticas a Trump.

‘Classe média será central na presidência’: o discurso mais importante de Kamala Harris em 20 anos na vida pública.