fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Clipping Internacional de 29/04 a 03/05

Clipping Internacional de 29/04 a 03/05

29 de abril – segunda-feira

 

O impacto das mudanças climáticas na energia hidrelétrica.

Secas e enchentes têm forte impacto na geração de energia por usinas hidrelétrica. Mesmo assim, especialistas afirmam que esse tipo de produção continuará sendo importante.

Gérard Depardieu é detido por acusações de agressão sexual.

Ator francês foi levado para interrogatório em delegacia de Paris no âmbito de investigações que apuram denúncias de duas mulheres, em casos que supostamente ocorreram em sets de filmagem em 2014 e 2021.

Acusados de golpismo começam a ser julgados na Alemanha.

Julgamento é o primeiro da série envolvendo membros de rede de extrema direita liderada por “príncipe” e da qual fazia parte alemão com laços no Brasil.

Capitão do Exército alemão admite espionar para Rússia.

Oficial da Bundeswehr ligado à ultradireitista AfD diz que forneceu informações à inteligência russa por temer agravamento das tensões nucleares em meio à guerra na Ucrânia. Alemanha vive alta de casos de espionagem.

Como funciona a vacina ‘personalizada’ contra melanoma, que promete revolucionar tratamento de forma mais letal de câncer de pele.

É um ensaio importante e pioneiro que pode representar um avanço significativo na luta contra o câncer.

Pesquisadores em Londres estão testando a primeira vacina “personalizada” de RNA mensageiro (mRNA) projetada para combater o melanoma, a forma mais letal de câncer de pele.

Há quatro anos, a Índia era o maior mercado do TikTok.

O aplicativo contava com uma base de 200 milhões de usuários, subculturas em expansão e, muitas vezes, oportunidades de mudança de vida para criadores de conteúdo e influenciadores. O TikTok parecia imbatível — até que as tensões latentes na fronteira entre a Índia e a China eclodiram em uma onda de violência mortífera. Após o conflito na fronteira, o governo indiano proibiu o aplicativo em 29 de junho de 2020. Praticamente da noite para o dia, o TikTok desapareceu.

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia que tem tumor no esôfago.

No comando do país de 2010 a 2015, líder de 88 anos é referência para setores da esquerda na América Latina.

Quem é Edmundo González Urrutia, candidato da oposição que vai enfrentar Maduro na Venezuela.

Diplomata foi oficializado como substituto de María Corina Machado, que está inabilitada, e pode ser uma cartada inesperada para pôr um fim à ditadura chavista.

 

30 de abril – terça-feira

Economia alemã e da zona do euro voltam a crescer.

Números do primeiro trimestre de 2024 permitem otimismo cauteloso, com Alemanha dando sinais de possível fim da estagnação econômica. Europa registra melhor performance desde o terceiro trimestre de 2022.

Haia: Alemanha não precisa suspender ajuda militar a Israel.

Principal tribunal da ONU rejeita pedido da Nicarágua para que Alemanha interrompa exportações de armas para Israel. Caso, porém, continua sendo analisado.

51 mil menores refugiados estão desaparecidos na Europa.

Milhares de crianças e adolescentes que já estiveram sob a guarda das autoridades estão desaparecidos, segundo levantamento de rede de jornalistas. Eles vieram para a Europa sem os pais ou outros parentes.

‘Estudantes protestam como contra Guerra do Vietnã’: a crise nas universidades dos EUA por conflito em Gaza.

“Trouxe meus filhos para inspirá-los”, diz Shaan Sethi enquanto levanta as crianças, de 7 e 9 anos, para que possam enxergar o que está além do bloqueio da segurança.

Estamos na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA, na sigla em ingês), uma das mais prestigiosas instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

Venezuela soma mais de 10000 mortos na mãos das forças de segurança, diz ONU

Um total de 10.085 pessoas foram assassinadas por forças de segurança do Estado na Venezuela nos últimos dez anos, durante a gestão do presidente Nicolás Maduro, segundo um relatório da ONG Programa Venezuelano de Educação Ação em Direitos Humanos (Provea).

Trump está flertando economicamente com políticas de Maduro e Erdogan.

Conselheiros indicam que o republicano poderia reduzir a independência do Federal Reserve, o banco central americano, ou desvalorizar o dólar.

Trump diz que Estados devem decidir sobre monitorar mulheres grávidas e punir abortos.

Declarações são consistentes com a estratégia de mostrar moderação sobre o tema; campanha de Joe Biden à reeleição reagiu: ‘não confia nas mulheres. Eu confio’.

 

01 de maio – quarta-feira

Tensão se eleva em protestos em universidades dos EUA.

Atos “horríveis de violência” eclodem entre apoiadores de Israel e manifestantes pró-palestinos na Califórnia. Em Columbia, epicentro dos protestos, polícia libera prédio ocupado por ativistas e prende centenas.

“É hora de um cessar-fogo” em Gaza, dizem EUA.

Secretário de Estado dos EUA diz que seu país está “decidido” a obter um cessar-fogo entre Israel e o Hamas e pede que grupo palestino aceite proposta. EUA também pressionam Netanyahu a evitar invasão de Rafah.

Reino Unido começa a deter migrantes que irão para Ruanda.

Londres espera deportar mais de 5 mil requerentes de refúgio neste ano, sob uma controversa nova lei que terceiriza para o país africano os pedidos de asilo.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quarta-feira (1º) que seu país vai romper relações diplomáticas com Israel.

“Aqui, diante de vocês, o presidente da república informa que amanhã as relações diplomáticas com o Estado de Israel serão rompidas”, disse. O anúncio do Petro ocorreu diante de milhares de apoiadores em Bogotá, capital colombiana, durante evento em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho.

Uma adolescente iraniana foi abusada sexualmente e morta por três homens que trabalhavam para as forças de segurança do Irã, diz um documento vazado que se acredita ter sido escrito por essas forças.

O documento permitiu mapear o que aconteceu com Nika Shakarami, de 16 anos, que desapareceu de um protesto anti-regime no Irã em 2022. Seu corpo foi encontrado nove dias depois. O governo alega que ela se matou.

Os Estados Unidos acusaram a Rússia, nesta quarta-feira (1º), de ter usado “a arma química cloropicrina contra as forças ucranianas”, em violação à Convenção sobre Armas Químicas.

Além disso, a Rússia usou agentes químicos anti-distúrbios, como gás lacrimogêneo, “como método de guerra na Ucrânia, também em violação à convenção”, segundo um comunicado do Departamento de Estado.

Mujica descarta tratar seu tumor fora do Uruguai e agradece apoio

O ex-presidente do Uruguai e ícone da esquerda, José Mujica, descartou, nesta quarta-feira (1º) viajar para se tratar do tumor no esôfago que foi diagnosticado recentemente, e agradeceu as demonstrações de apoio que recebeu dentro e fora do país.

Grécia, Espanha, Portugal: como os retardatários econômicos da Europa agora lideram seu crescimento.

Mais de uma década após um doloroso choque de austeridade, países do Sul da Europa crescem a um ritmo muito superior ao da gigante Alemanha.

 

02 de maio – quinta-feira

 

Demissões na Tesla põem em dúvida futuro da recarga compartilhada para carros elétricos.

Montadora dispensou 500 funcionários em uma unidade que era fundamental para seu sucesso e vista como importante para o futuro das vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos.

Turquia suspende comércio com Israel em protesto contra guerra em Gaza.

Governo Erdogan diz que só voltará atrás se Tel Aviv permitir a entrada de mais ajuda humanitária no território palestino.

Alemanha já consumiu em 4 meses o limite de um ano inteiro.

Se todo mundo seguisse o ritmo dos alemães, a humanidade precisaria de três planetas para atender à demanda por recursos de forma sustentável – e ainda assim isso não necessariamente significaria mais bem-estar.

A tensão gerada pelo avanço da mineração chinesa ao redor do mundo para produção de tecnologia verde.

 

Bilionários que ajudaram a banir o TikTok dos EUA agora querem fazer regras de IA para Trump.

Magnatas da tecnologia estão preparando uma ordem executiva que desmantelaria as regras do governo Biden sobre inteligência artificial.

How Far Trump Would Go.

 

Trump lança dúvidas se respeitará o resultado das eleições presidenciais em Novembro.

O republicano Donald Trump evitou se comprometer explicitamente a reconhecer os resultados das eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, nas quais ele enfrentará novamente Joe Biden, de acordo com uma entrevista transmitida nesta quinta-feira (2).

Ao menos 188 pessoas morreram no Quênia desde meados de março devido às inundações.

anunciou o governo nesta quinta-feira (2) em um balanço atualizado, enquanto prosseguem as chuvas torrenciais.

A reconstrução da Faixa de Gaza custará até US$ 40 bilhões e a região já retrocedeu em 20 anos em termos econômicos e sociais.

A constatação é do Escritório Regional para os Estados Árabes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (cuja sigla é Pnud), que avalia que apenas a fase inicial de recuperação deve durar de três a cinco anos e custará cerca de US$ 2 bilhões.

 

03 de maio – sexta-feira

A viagem pelo único posto fronteiriço entre Rússia e Ucrânia.

Última passagem aberta entre os países em guerra é usada por ucranianos que fogem de áreas ocupadas por russos. Alguns contam as suas histórias da dura travessia para voltar a regiões controladas por Kiev.

As armas proibidas em uso na guerra na Ucrânia.

Os Estados Unidos acusam a Rússia de usar armas químicas contra Kiev. Se confirmado, esta não seria a primeira vez que armas internacionalmente condenadas ou controversas são usadas no conflito – por ambos os lados.

As autoridades israelenses estão cada vez mais preocupadas diante da possibilidade de o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir mandados de prisão contra seus líderes militares e políticos por suspeita de crimes de guerra.

Alguns relatos sugerem que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, poderia estar entre eles.

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal.

Agências da ONU preparam contingência e falam em massacre se ocorrer ofensiva na cidade no sul de Gaza.

China tem planos para ‘usinas nucleares flutuantes’, e preocupa EUA.

Autoridades americanas temem que os reatores sejam usados para abastecer bases militares em ilhas artificiais nas águas disputadas no Mar do Sul da China.

 

 

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress