fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (31/07 – 06/08)
Braga Netto E Eduardo Pazuello 1619121591218 V2 450x337

Destaques da Semana (31/07 – 06/08)

Fique por dentro das principais notícias nacionais da semana.

Nesta edição do clipping, reunimos as principais notícias da semana: a volta às aulas no Estado de São Paulo; o hospital de reabilitação inaugurado no Ceará para tratar pacientes com sequelas de Covid-19; o avanço da variante Delta no país; o aumento na rejeição do presidente Jair Bolsonaro; a morte do cientista político Francisco Weffort, que escrevia sobre a democracia no Brasil; o avanço da reforma fundiária e da privatização dos Correios na Câmara; a proposta que pode criar trabalhadores de “segunda categoria” e enfraquecer o combate ao trabalho escravo no Brasil; a decisão do TCU de processar Pazuello por omissão na pandemia; atualizações sobre a investigação no caso das “rachadinhas” de Flávio Bolsonaro; a crise institucional e a democracia no Brasil; e mais.

Domingo, 1º de agosto de 2021.

Polícia foi criada para controlar pessoas negras e pobres, diz capitão da PM/Opinião Folha (01.08)

A violência policial contra pessoas negras é herança da escravidão, aponta o capitão da PM Fábio França. Doutor em sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, ele explica que, no século 19, a família real montou o primeiro aparato de segurança do país para manter o domínio da elite branca. “A polícia foi criada, obviamente, para controlar a população negra e pobre.”

Volta às aulas reforça desigualdade entre alunos de escolas privadas e públicas/Folha (01.08)

A volta às aulas nesta segunda-feira (2) acontecerá de forma desigual em São Paulo. Enquanto nas maiores escolas da rede particular todos os alunos que quiserem poderão frequentar as aulas presencialmente todos os dias, nas públicas haverá, em regra, revezamento.

Casa Civil expõe plano de expansão do Progressistas/Opinião Correio Braziliense (01.08)

Em 1976, o novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tinha apenas oito anos quando seu conterrâneo piauiense, o então deputado federal e presidente da Arena, Francelino Pereira, comemorou o resultado da legenda nas eleições municipais afirmando que ela se tornara “o maior partido do Ocidente”. Se, na época, o desempenho celebrado por Francelino (eleito por Minas) era impulsionado pelos métodos da ditadura militar, agora, 45 anos depois, é a vez de Nogueira tentar aproveitar o apoio do Planalto para liderar o projeto nacional do Progressistas (PP) de se tornar o maior partido do País.

Sequelas da covid-19 pressionam o SUS e hotel no Ceará vira centro de reabilitação de pacientes/El País (01.08)

“Força, força, força”, repete a fisioterapeuta Bárbara Nogueira enquanto faz uma pequena pressão nos pés de Francisco Cláudio das Chagas Oliveira, de 44 anos, e espera que ele junte toda a energia que conseguir para empurrá-la de volta. “Agora vamos fazer igual nos braços. Cadê a força? Não comeu hoje não?”, brinca. Ele ri. Já faz um mês que Cláudio está acomodado em uma suíte do segundo andar do Hotel Recanto Uirapuru, em Fortaleza, para tentar recuperar o que a covid-19 lhe tirou. Foi o primeiro paciente no amplo edifício de três plantas recém-convertido em uma casa de cuidados pelo Governo do Ceará durante a pandemia. Chegou ali sem conseguir sequer ficar em pé, depois de sete meses de internação hospitalar provocada pela infecção do coronavírus. E não tem data para sair. “Meu sonho é poder voltar a andar de novo”, diz.

Segunda-Feira, 02 de agosto de 2021.

Petrobras diz não ter definição sobre vale-gás prometido por Bolsonaro/Folha (02.08)

Após o presidente Jair Bolsonaro dizer que a Petrobras tem um plano para reduzir o custo do botijão de gás para a população de baixa renda, a empresa afirmou em nota que “não há definição” quanto a programas do tipo e que qualquer projeto dependeria de aprovação pela área de governança da companhia.

Governo de Bolsonaro é corrupto, diz maioria em pesquisa/Estado de Minas (02.08)

A maioria dos brasileiros considera que o governo de Jair Bolsonaro tem envolvimento com atos de corrupção e apoia o impeachment do presidente, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Atlas Político nesta segunda-feira (2/8). A pesquisa foi encomendada pelo jornal Valor Econômico.

Morre Francisco Weffort, o professor que pensava a democracia no Brasil/Folha (02.08)

O cientista político Francisco Weffort morreu nesta segunda (2), no Rio de Janeiro, durante um procedimento médico.

Terça-Feira, 03 de agosto de 2021.

Texto-base de proposta de regularização fundiária é aprovado em plenário/Congresso em Foco (03.08)

O texto-base do  PL  2633/20, batizado de PL da Grilagem, que aumenta o tamanho de terras da União passível de regularização sem vistoria  prévia, foi aprovado na Câmara dos Deputados por 296 votos a 136.  De acordo com a proposta, bastará a análise de documentos e de declaração de ocupante de que segue a legislação ambiental.

Câmara votará projeto que censura pesquisas eleitorais, esvazia cotas e dificulta punição a políticos/Folha (03.08)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pretende colocar em votação nesta quarta-feira (4) um projeto de lei complementar de 372 páginas e 902 artigos que traz diversas alterações na legislação eleitoral, incluindo censura às pesquisas de intenção de voto.

Guedes nega calote em parcelamento de dívidas: ‘devo, não nego; pagarei assim que puder’/O Globo (03.08)

BRASÍLIA — O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta terça-feira que a proposta de parcelar dívidas do governo reconhecidas pela Justiça seja um “calote”. O ministro afirmou que apenas valores superiores a R$ 450 mil serão pagos em nove parcelas anuais.

Medida provisória cria trabalhador de ‘segunda classe’, reduz hora extra e atrasa aposentadoria/Carta Capital (03.08)

Uma Medida Provisória (MP) repleta de emendas pode cortar proteções trabalhistas, reduzir a renda dos trabalhadores, criar categorias de empregados de “segunda classe” e atrapalhar a fiscalização de escravidão contemporânea caso sua conversão em lei seja aprovada pelo Congresso em votação prevista para esta terça-feira 3 à tarde. Enquanto isso, as atenções do país estão voltadas às polêmicas presidenciais sobre o voto impresso, a volta aos trabalhos da CPI da Covid e as Olimpíadas.

Quarta-Feira, 04 de agosto de 2021.

Sergio Camargo quer criar ‘Museu da Vergonha’ com obras ‘desviantes’/UOL (04.08)

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo, anunciou pelas redes sociais a intenção de criar um “Museu da Vergonha” na instituição, com obras que considera “vergonhosos e desviantes”.

Banco Central anuncia mais um aumento da Selic, para 5,25% ao ano/Estadão (04.08)

BRASÍLIA — O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu na tarde desta quarta-feira, dia 4, abrir dois processos contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o então número 2 na gestão dele, o coronel da reserva Elcio Franco, além de dois secretários atuais do Ministério da Saúde. No entendimento da maioria do tribunal, os quatro contribuíram para piorar o quadro da pandemia ao repassar responsabilidades que antes eram do governo federal para Estados e municípios.”

TCU pede explicações a Braga Netto e Guedes sobre dinheiro do SUS usado em gastos militares/Estadão (04.08)

BRASÍLIA – O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que os ministérios da Defesa e da Economia ofereçam explicações sobre o uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), destacados para o combate à pandemia, para gastos corriqueiros de militares.

TCU decide processar Pazuello por omissão na pandemia/O Globo (04.08)

BRASÍLIA — O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu na tarde desta quarta-feira, dia 4, abrir dois processos contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o então número 2 na gestão dele, o coronel da reserva Elcio Franco, além de dois secretários atuais do Ministério da Saúde. No entendimento da maioria do tribunal, os quatro contribuíram para piorar o quadro da pandemia ao repassar responsabilidades que antes eram do governo federal para Estados e municípios.

EXCLUSIVO: Brasil tem 100 generais nomeados marechais; Augusto Heleno, Villas Bôas e Etchegoyen entre eles/Fórum (04.08)

Dados públicos disponibilizados no Portal da Transparência informam que 100 generais de exército (último posto da escala hierárquica do Exército Brasileiro) receberam a patente de marechal, extinta desde 1967 após uma reforma no regramento da força terrestre que pôs fim ao título, normalmente atribuído a oficiais de alto escalão considerados heróis nacionais por comandarem tropas em conflitos bélicos. A partir da promulgação da Lei Federal 6.880, de 1980, chamada de Estatuto dos Militares, a possibilidade de um general passar ao posto de marechal voltou, mas em condições restritíssimas: somente em tempos de guerra.

Quinta-Feira, 05 de agosto de 2021.

Câmara aprova projeto que permite privatização dos Correios/DW (05.08)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (05/08) o projeto de lei que abre caminho para a privatização dos Correios. Foram 286 votos a favor, 173 contra e duas abstenções.

STJ manda soltar motoboy que assumiu participação em incêndio da estátua de Borba Gato/Folha (05.08)

O ministro Ribeiro da Dantas, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou na tarde desta quinta (5) a soltura do motoboy Paulo Roberto da Silva Lima, o Galo, preso desde o final do mês passado pela participação do incêndio à estátua Borba Gato, na zona sul da capital.

Com 40 novos casos em 5 dias, Brasil chega a 287 diagnósticos positivos da variante Delta/Estadão (05.08)

O Brasil já soma ao menos 287 casos da variante Delta do novo coronavírus, apontam dados reunidos até a última terça-feira, 3, pelo Ministério da Saúde. Ao todo, a variante de preocupação resultou em 21 mortes no País, sendo 12 delas no Paraná. Enquanto o número de vítimas segue o mesmo do boletim divulgado pela pasta na última quinta-feira, 29, foram registrados 40 novos casos da Delta nos últimos cinco dias, demonstrando que a cepa está avançando nos Estados brasileiros.

Sexta-Feira, 06 de agosto de 2021.

O presidente sem freios/Opinião Estadão (06.08)

O novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tomou posse na quarta-feira passada apresentando-se como o “amortecedor” do governo perante os demais Poderes. O que falta ao presidente Jair Bolsonaro, contudo, são freios.

Caso das rachadinhas de Flávio Bolsonaro volta a andar na Justiça do Rio/O Globo (06.08)

BRASÍLIA — A ação contra o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) no caso das rachadinhas voltou a andar. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) acolheu o pedido do Ministério Público (MP) do Rio e autorizou o prosseguimento do processo, que estava parado há mais de seis meses. O parlamentar é acusado de comandar um esquema de recolhimento de salários de seu assessores à época em que era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O filho do presidente nega qualquer irregularidade.

Após reunião de Aras com Fux, PGR fala em ‘diálogo permanente’, mas evita defesa do Supremo em embate com Bolsonaro/Folha (06.08)

Em meio aos ataques do presidente Jair Bolsonaro a integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente da corte, Luiz Fux, convidou o procurador-geral da República, Augusto Aras, para uma reunião nesta sexta-feira (6).

Guedes deve pedir veto a Refis amplo aprovado pelo Senado, caso proposta avance na Câmara/O Globo (06.08)

BRASÍLIA — Aprovado na quinta-feira pelo Senado, o projeto que cria uma nova rodada do Refis, programa de refinanciamento de dívidas tributárias das empresas, não conta com apoio da equipe econômica.”

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress