fbpx
Fundação Podemos
/
/
/
Destaques da Semana (10/06 a 16/06)
(William Borgmann/Agência Senado)

Destaques da Semana (10/06 a 16/06)

Segunda  – 10/06/2023

 

Moro e Janones batem boca e se agridem verbalmente nas redes sociais

O senador Sérgio Moro (União-PR) e o deputado federal André Janones (Avante-MG) bateram boca no Twitter nesta sexta-feira, 9. O ex-juiz chamou o mineiro de “parlamentar folclórico”, que rebateu apelidando Moro de “assistente de palco” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de “Hello Kitty do Paraná”.

 

Polêmica em torno da performance de Roger Waters e uma suposta apologia ao nazismo chega ao governo

Roger Waters, cantor e um dos fundadores da banda clássica Pink Floyd, já acumula polêmicas – levando a discussões sobre possível nazismo e antissemitismo. Após o astro usar uniforme com referências nazistas em um show na Alemanha, no início desse mês, o ministro Flávio Dino afirmou que iria prendê-lo caso repetisse o ato no Brasil, o que intensificou os debates.

 

Domingo – 11/06/2023

 

Tensão por troca no Ministério do Turismo aumenta

O diretório do PT no Rio de Janeiro saiu em defesa de Daniela Carneiro para a permanência dela no Ministério do Turismo, em meio à discussão sobre uma possível reforma ministerial. Em nota, o presidente do PT-RJ, João Maurício, diz que Daniela é uma “parceira da construção política” no RJ. O nome mais forte para substituí-la é o do deputado Celso Sabino (União-PA), aliado do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). As negociações pela troca no comando da pasta ocorrem também em meio à formação da base de Lula no Congresso Nacional.

 

Tensão entre Renan Calheiros e Lira repercute numa possível reforma ministerial

A escalada nas críticas do senador Renan Calheiros (MDB-AL) ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deu início a mais um capítulo da antecipada corrida às eleições de 2026 em Alagoas, quando o MDB enfrentará dura oposição para se manter no Palácio República dos Palmares.

 

Segunda – 12/06/2023

 

Golpista que invadiu a Praça dos Três Poderes quer depor na CPI

A golpista Ana Priscila Silva de Azevedo, apontada como uma das organizadoras dos ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília, tem reclamado da situação “degradante” e “desumana” que vive na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a Colméia. A defesa afirma que Ana Priscila está disposta a contar a “verdade” caso seja convocada a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ou na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, no Congresso Nacional.

 

Cristiano Zanin passará por sabatina no Senado na próxima semana

A sabatina pela qual Cristiano Zanin Martins, indicado a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), deverá passar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado foi marcada para o dia 21 de junho, quarta-feira da semana que vem. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 12, pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que preside o colegiado, após reunião com o advogado.

 

Kassio Nunes afirma ser mera especulação de terceiros o boato de que pedirá vista no processo, que pode tornar Bolsonaro inelegível

O ministro Kassio Nunes Marques, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse à coluna que é “especulação” afirmar que ele estaria inclinado a pedir vista na votação do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O julgamento está marcado para começar no dia 22.

 

Terça – 13/06/2023

 

Alexandre de Moraes afirma que processo em que Bolsonaro será julgado seguirá a ordem normal da pauta do TSE

O julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível entrou na “vala comum” do cronograma de sessões da Corte. Foi assim que o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, rebateu críticas de bolsonaristas, para quem o tribunal tem atuado de forma política. “O TSE tem de julgar de acordo com a lei e a Constituição. Nós limpamos todos os processos liberados para a pauta. Não seria esse caso, por envolver um ex-presidente, que eu tiraria (dizendo): ‘Ah, vou esperar o momento propício’. Não. Entrou na vala comum”, disse Moraes ao participar nesta terça-feira, 13, de debate promovido pela revista piauí, com patrocínio do YouTube.

 

Carlos Hauly (Podemos-PR) toma posse e relembra sua relação com o histórico “senhor Constituição”

Momentos antes de tomar posse na cadeira que antes pertencia a Deltan Dallagnol, o então suplente e agora deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) protagonizou um diálogo com a estátua de Ulysses Guimarães, na entrada do plenário da Câmara, na tarde desta terça-feira, 13. O momento foi registrado pela sua própria assessoria. “Sou admirador, amava ele”. Aos 72 anos, o deputado, que era suplente do ex-procurador da Lava Jato, é um político com longo currículo no Legislativo federal. Hauly foi deputado por sete mandatos seguidos, de 1991 a 2019.

 

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, trabalha para que ajustes no texto não atrapalhem a rápida implementação do novo arcabouço fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira, 13, que pactuou com o relator da proposta do arcabouço fiscal no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), “parcimônia” na discussão sobre eventuais ajustes no texto, caso eles se apresentem necessários. “O que concordamos com Aziz é fazer algo com parcimônia, e se for o caso”, disse Haddad a jornalistas, após reunião com o senador. O ministro destacou também o acordo para que eventuais mudanças no texto da Câmara sejam discutidas previamente com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o relator da proposta na Casa, Claudio Cajado (PP-BA).

 

Quarta – 14/06/2023

 

Ministra do Turismo negocia saída “honrosa” do governo, exigindo área que era de domínio de Flávio Bolsonaro no Rio de Janeiro

A “saída honrosa” de Daniela Carneiro do Ministério do Turismo mira uma compensação das mais valiosas: a área federal da saúde no Rio de Janeiro, que já esteve sob o comando de Flávio Bolsonaro. A ‘saída honrosa’ que eles querem é uma ‘saída com lucro’. Na verdade, eles querem a área federal de saúde do Rio de Janeiro, que tem o maior número de hospitais federais do país. Para se ver o peso e a importância disso, essa área era do Flávio Bolsonaro. É isso o que a Daniela e seu marido Waguinho pedem como ‘saída honrosa’.

 

Indicações de aliados políticos movimentam a cúpula do Poder Judiciário

Depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar seu advogado Cristiano Zanin Martins para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), partidos do Centrão iniciaram um movimento para lotear o Judiciário. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se movimenta para também colocar seu advogado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A briga por vagas inclui ainda o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e uma segunda vaga no Supremo, que ainda nem foi aberta, mas já é alvo de cobiça do PT, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do senador Renan Calheiros (MDB-AL), líder da maioria no Senado.

 

Mortes em decorrência de febre maculosa causam preocupação no Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo confirmou três mortes e investiga um quarto óbito por febre maculosa. As vítimas foram um casal de 42 e de 36 anos e uma jovem de 28 anos, que participaram de uma festa em Campinas. O quarto caso suspeito é de uma adolescente de 16 anos. A doença é transmitida pelo carrapato-estrela, mas não há contágio de pessoa para pessoa. Segundo especialistas, diante do perfil de transmissão da doença, é pequeno o risco de a bactéria se espalhar por mais cidades. É necessário, porém, ter cuidado ao ir a áreas de risco e ficar atento aos sintomas.

 

Quinta – 15/06/2023

 

PF encontra “roteiro de golpe” no celular do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

A Polícia Federal encontrou no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o roteiro para um “golpe de Estado”. O documento, distinto do que foi apreendido na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, dá um passo a passo em oito etapas para que as Forças Armadas assumam o comando do País diante da derrota do ex-presidente nas urnas. O roteiro foi revelado pela revista Veja nesta quinta-feira, 15.

 

STF libera mensagens hackeadas de Moro e Deltan e turbina inspeção na base da Lava Jato

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, liberou ao corregedor-nacional de Justiça Luís Felipe Salomão acesso à integra das mensagens apreendidas na Operação Spoofing – turbulenta investigação que mirou hackers dos expoentes da Lava Jato, entre eles o ex-juiz e senador Sérgio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol, que tiveram suas mensagens capturadas. Os diálogos vão turbinar a inspeção que o corregedor realiza no berço da Lava Jato – a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. A correição chega ao seu ponto máximo nesta sexta, 16, com a chegada de Salomão à base da Operação.

 

Cientistas desenvolvem primeiro embrião humano sintético do mundo

Cientistas anunciaram nesta semana a criação do primeiro embrião humano sintético do mundo, usando células-tronco – um avanço que, no futuro, poderia fazer com que a reprodução prescinda de óvulos e espermatozoides. O desenvolvimento desse modelo – similar a um embrião humano natural em seus primeiros estágios de desenvolvimento – é uma ferramenta que pode permitir grandes avanços nos mais diferentes campos da Medicina, como o estudo de doenças genéticas e a determinação das causas biológicas de abortos recorrentes.

 

Sexta – 16/06/2023

 

A população brasileira está envelhecendo e cada vez mais morando sozinha e de aluguel

A população brasileira está ficando cada vez mais idosa, morando cada vez mais sozinha e de aluguel. Essas são algumas conclusões da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

11,5 milhões de jovens não trabalham e nem estudam no Brasil

O número é alarmante: 11,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não trabalham nem estudam no Brasil – ou seja, é mais que a população de Portugal inteira. Chamado de nem-nem, esse grupo cresceu de forma exponencial nas últimas décadas até atingir o auge na pandemia, de cerca de 30% da faixa etária. Esse número caiu para 23% da população no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da FGV Social.

 

(William Borgmann/Agência Senado)

(William Borgmann/Agência Senado)

 

Senador Marcos do Val é ignorado pela família Bolsonaro

Alvo de operação da Polícia Federal (PF) no dia do seu aniversário, nesta quinta-feira, 15, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) não recebeu apoio daquele que considera um fiel aliado: o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nem o ex-chefe do Executivo nem os filhos Flávio, Eduardo e Carlos se posicionaram publicamente sobre o caso nas redes sociais até a manhã desta sexta-feira, 16. A postagem mais recente de Bolsonaro foi na manhã do dia 15, antes da operação. O conteúdo é a divulgação de uma notícia sobre o governo dele.

Do Val é investigado pelos crimes de divulgação de documento confidencial, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. As penas máximas para esses delitos, somadas, alcançam 31 anos e seis meses de prisão.

Observação: Esse conteúdo não representa, necessariamente, a opinião da Fundação Podemos.

Compartilhe:
como citar
Últimas publicações
Acompanhe nosso conteúdo
plugins premium WordPress