Acervo Temático: Centenário de Dom Paulo Evaristo Arns

No dia 14 de setembro, foi celebrado o centenário de Dom Paulo Evaristo Arns. Nascido em Santa Catarina, em 1921, foi ordenado sacerdote em 1945. Dom Paulo Evaristo Arns estudou Letras na Sorbonne, em Paris, doutorando-se em 1952. Após o retorno para o Brasil, lecionou nas faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Agudos e Bauru. Em 1966, foi eleito Bispo titular de São Paulo, sendo nomeado, em 1970, pelo Papa Paulo VI, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Com uma densa formação universitária, Dom Paulo Evaristo Arns poderia ter sido tão somente um grande teólogo e estudioso. Todavia, sua vida voltou-se para além da contemplação e espiritualidade. Sua vontade de agir, marcada pela caridade e pela solidariedade, fez com que devotasse seu trabalho para os moradores da periferia, para os trabalhadores e para a formação de comunidades eclesiásticas de base. Dom Paulo foi um grande humanista, tendo atuado diretamente na defesa dos direitos humanos. Não é por outra razão que foi, então, considerado o Cardeal dos Direitos Humanos.

Dom Paulo teve uma forte atuação política na defesa dos direitos fundamentais durante o período da ditadura militar (1964 – 1985). Foi um dos grandes articuladores da grande missa ecumênica em homenagem a Vladimir Herzog no ano de 1975, juntamente com o Rabino Henry Sobel e o reverendo evangélico James Wright. Sua posição de defesa e afirmação dos direitos humanos foi fundamental para o caminho da redemocratização brasileira.

Ainda em 1969, quando era Bispo, atuou na defesa de seminaristas que protegiam e ajudavam militantes opositores. Em 1972, criou a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CJP) de São Paulo. A CJP foi criada no Brasil após iniciativa similar em Roma e, de acordo com o Papa Paulo VI, com o objetivo de desenvolver o “estudo dos grandes problemas da justiça social, com vistas ao desenvolvimento das nações jovens e especialmente quanto à fome e à paz no mundo”.

Para continuar lendo acesse: https://publicoemdebate.wordpress.com/2021/09/29/acervo-tematico-centenario-de-dom-paulo-evaristo-arns/